Tem certeza de que deseja excluir o produto Vale-presente?
Mais Abraços // Terça-feira 15 Agosto, 2023 // #gravidez, #gestacao, #gravidas, #desenvolvimento, #ultrassom, #ecografia, #20-semana, #bebe, #sexo
O ultrassom morfológico de segundo trimestre é um exame importante que pode ser feito com 20 semanas de gestação. Por meio dele, avalia-se a anatomia do bebê em detalhes, já que, nessa fase, os órgãos do feto estão maiores e com as funções mais amadurecidas.
Leia também:
Conheça a importância do cálcio na gravidez
Entenda os tipos de parto
Anemia na gravidez é problema comum
O objetivo deste ultrassom é avaliar o desenvolvimento e o crescimento do feto, verificando a posição da placenta e dos órgãos e descartando possíveis anomalias.
Neste exame, o médico costuma observar: A orientação do bebê;
Calcula-se que 50% das anomalias são detectáveis por este exame. Também é comum que uma alteração observada nele se resolva sozinha à medida que avança a gravidez. Para os casos que precisam de terapia, o ultrassom da 20ª semana fornece as informações necessárias ao especialista em medicina fetal. Um tratamento intrauterino pode ser iniciado.
Algumas condições, porém, não permitem tratamento durante a gestação. Mesmo nelas, o ultrassom da 20ª semana é importante pois permite à família escolher o hospital mais adequado para dar assistência à criança logo após o nascimento.
Além de dar mais informações sobre a saúde do bebê, por meio do ultrassom morfológico é possível identificar se o feto é um menino ou uma menina. Portanto, se você não quiser saber, é bom alertar o médico logo antes de o exame começar.
Se quiser ser informada, tenha em mente que nem sempre é possível dizer o sexo com certeza. Pode ser que o bebê esteja deitado de tal forma que impeça a visão dos genitais e, nesse caso, a não ser que esteja disposto a se mexer um pouco, o sexo seguirá sendo uma surpresa.
Fonte: Paulo Noronha, obstetra da Clínica Espaço Mãe, em São Paulo.
*O especialista consultado nesta matéria foi ouvido como fonte jornalística, não se utilizando do espaço para a promoção de qualquer produto ou marca.
Compartilhe: