Tem certeza de que deseja excluir o produto Vale-presente?
Mais Abraços // Quarta-feira 23 Agosto, 2023 // #gestacao, #fases, #desenvolvimento, #bebe
Na 27ª semana de gestação, a atividade cerebral do bebê se intensifica e você pode sentir mais movimentos. É comum que o crescimento do seu filho também traga dores nas costas, na pelve, e, inclusive, nas pernas, por causa dos efeitos dos hormônios sobre os tecidos.
Leia também:
28ª semana de gestação: mudanças no bebê e na mãe
Como identificar os tipos de contrações
Checklist de roupinhas para o bebê recém-nascido
Mais de 80% das mulheres sofrem com insônia ou dificuldade para dormir no último trimestre – mesmo estando muito cansada, o sono não vem. Você também precisa se levantar para ir ao banheiro algumas vezes durante a noite, o que não contribui para um descanso reparador.
Os mesmos hábitos saudáveis que manteve nos meses anteriores têm um papel importante também na 27ª semana. Pequenos detalhes fazem a diferença para estabelecer uma rotina de sono, como desligar dispositivos eletrônicos antes de deitar, meditar e realizar atividades relaxantes para você.
Se tiver problemas para dormir à noite, tente resistir à tentação de tirar cochilos ao longo do dia. É melhor ir cedo para a cama e criar um ambiente propício para o descanso noturno.
Nesta etapa da gravidez, seu bebê já pesa cerca de 1 kg. Por isso, é normal sentir falta de ar e maior cansaço nos movimentos cotidianos. O corpo fica mais inchado com o aumento da barriga e a redução da circulação. Não deixe de se exercitar para reduzir esses incômodos.
Por conta da retenção de líquidos, que incha os tendões, é possível que você sinta dor e formigamento nos dedos das mãos e nos punhos. É a chamada síndrome do túnel do carpo. Ela geralmente desaparece após o parto, mas, se o incômodo for persistente, converse com o seu médico para estudar um tratamento.
Por conta do estiramento e do ressecamento da pele no último trimestre, é normal sentir coceira. Mantenha a pele hidratada, diminua a ingestão de comidas salgadas e pratique exercícios físicos para aliviar esse sintoma.
O bebê está crescendo rapidamente, com mais gordura sob a pele e em volta dos órgãos vitais. Com aproximadamente 1 kg e 32 cm, ele ocupa um espaço grande na sua barriga – e você o sente mexer bastante.
Ele já é capaz de abrir e fechar os olhos e as retinas estão completas. A retina é a parte do olho que é sensível à luz e é essencial para que o bebê enxergue o mundo à sua volta.
Os pulmões já desenvolveram a maior parte das vias respiratórias, no entanto, ainda não há ar dentro deles, apenas líquido amniótico que entra e sai à medida que o bebê pratica a respiração. Esse treinamento respiratório é percebido como soluço.
A seguir, algumas ideias para viver esta etapa com conforto e planejar os próximos passos.
As consultas de pré-natal do terceiro trimestre servem para realizar os exames de rotina e acompanhar o desenvolvimento fetal. Siga as recomendações do médico para garantir a saúde do bebê;
Consulte suas opções quanto a banco de células-tronco do cordão umbilical. É possível doar o material para os públicos ou armazená-lo nos privados;
Faça os últimos ajustes do plano de parto (a carta que reúne suas escolhas), do hospital escolhido e da equipe, além da mala da maternidade para o grande dia. Agora é um bom momento para lavar as roupinhas do bebê!
Vale lembrar que a evolução de crescimento do bebê varia principalmente considerando os fatores genéticos. Estas são informações que podem ajudar a entender o desenvolvimento da gestação semana a semana, mas a melhor maneira de garantir a saúde de seu bebê é no acompanhamento pré-natal. Não deixe de conversar com o médico nem de realizar os exames recomendados.
Compartilhe: