Tem certeza de que deseja excluir o produto Vale-presente?
Mais Abraços // Segunda-feira 28 Agosto, 2023 // #gestacao, #fases
O último semestre avança mas ainda falta mais de um mês para o parto. Com 33 semanas de gestação, o momento é ideal para esclarecer dúvidas com o médico e estudar planos de parto. Com o bebê ativo, esta também pode ser uma etapa bem divertida.
Leia também:
34 semanas de gestação: os desenvolvimentos da semana
Quais são os sinais do trabalho de parto
Dicas para diminuir o cansaço no terceiro trimestre
Com cerca de 2 kg e pouco mais de 40 cm, o bebê já tem os ossos formados, mas estes ainda são maleáveis, principalmente os da cabeça. A parte mole do crânio, chamada de moleira, facilita o parto.
Os órgãos seguem amadurecendo até o momento do nascimento. Ele reconhece sua voz e reage à música com movimentos. Você pode conversar com o bebê, também ler, cantar e chamá-lo pelo nome para que se sinta amado. Também é importante permitir momentos de silêncio, para que possa perceber a diferença.
Faltando sete semanas para o final da gravidez, o bebê que nasce nesta etapa é considerado prematuro moderado. Ele é biologicamente mais vulnerável do que aquele nascido a termo e, por isso, vai precisar de cuidados especiais no hospital.
Conforme o bebê cresce e vai se encaixando na posição de nascimento, é normal que você sinta mais dores pélvicas, nas costas e até no cóccix. Não abandone as atividades físicas, pois elas são ótimas para aliviar os incômodos.
Uma ocorrência comum neste período é o surgimento de hemorroidas. O tratamento é simples e não apresenta riscos para o bebê. Converse com seu médico a respeito. Para preveni-las, é importante evitar a prisão de ventre. Recomenda-se consumir bastante água e incluir fibras na dieta. Evite estar muito tempo sentada ou de pé. Além disso, a atividade física aeróbica e os exercícios de Kegel, que trabalham os músculos da pelve e são essenciais para o parto e sua recuperação, também ajudam no quadro de hemorroidas.
Compartilhe: