Tem certeza de que deseja excluir o produto Vale-presente?
Mais Abraços // Segunda-feira 23 Outubro, 2023 // #gestacao, #fases, #contracoes, #parto, #bebe
Com 36 semanas de gestação, as consultas médicas passam a ser semanais. Elas seguirão nessa frequência até o nascimento. Nesta fase, você talvez já sinta as contrações de treinamento – ou de Braxton Hicks.
Leia também:
Consultas médicas do terceiro trimestre: o que você precisa saber
Parto: como se preparar para o grande dia
Sintomas iniciais do parto: como identificá-los
Essas falsas contrações são um treinamento do corpo para as verdadeiras, que expulsarão o bebê durante o parto. A seguir, veja como diferenciar os dois tipos comuns na 36ª semana de gestação.
As contrações verdadeiras são regulares e ocorrem a cada 3 ou 5 minutos. Elas duram entre 30 e 40 segundos. A tendência é que, a partir do início do trabalho de parto, elas sejam ritmadas, tendo os intervalos reduzidos e tornando-se progressivamente mais intensas com o avanço do tempo. No intervalo entre elas, a dor ameniza.
Já as contrações de Braxton Hicks são apenas um endurecimento do útero que ocorre como preparação para o nascimento. Elas não fazem parte do trabalho de parto, não são ritmadas nem aumentam de intensidade, podendo até ser indolores e imperceptíveis.
Com 36 semanas de gestação, o bebê já está encaixado para nascer e isso produz uma pressão maior na região pélvica. A vantagem é que a descida alivia a pressão no estômago e nas costelas da mãe, melhorando a respiração. Na reta final até o parto, é normal que a compressão da bexiga exija idas mais frequentes ao banheiro. Também pode ser difícil encontrar uma posição confortável para dormir.
Desde a 32ª semana, o bebê passa a ganhar cerca de 800 g por semana até o nascimento. Com 36 semanas de gestação, ele pesa cerca de 2,5 kg e mede entre 45 e 47 cm. O cabelo e as unhas já cresceram bastante durante esse tempo, chegando a ser, inclusive, necessário cortar as unhas pouco tempo depois do nascimento.
Ele se movimenta menos, porque o espaço dentro da barriga diminuiu. Por isso, você sente os chutes e socos mais fortes. O bebê está em pleno crescimento e acumulando gordura, o que será importante na retenção do calor corporal após o nascimento.
Se você ainda não realizou o exame de detecção do estreptococo do grupo B, saiba que a indicação é fazê-lo no período entre 35 e 37 semanas de gestação. Esse é um exame simples, mas que previne problemas para o recém-nascido.
Compartilhe: