Tem certeza de que deseja excluir o produto Vale-presente?
Mais Abraços // Quarta-feira 7 Outubro, 2020 // #bebe, #gestacao, #desenvolvimento
Você já superou dois terços da sua gravidez, como o tempo passa rápido né? Depois de todas as experiências que você viveu, o que vem daqui para a frente? O que espera por você neste último trimestre? Acreditamos que estamos tão emocionadas quanto você, por isso queremos dividir com você a informação que precisa e que será de grande ajuda, antes que comece a sentir as primeiras contrações.
Comecemos com o seu lindo bebê, neste momento pesa entre 800 gramas e 1 quilo –sabemos, se sente como se pesasse mais. Provavelmente, você notará que agora o seu pequeno(a) tem períodos mais ativos que outros, isto significa que já está desenvolvendo o seu ciclo de sono-vigília. Também, é possível sentir quando tiver soluço, o que identifica quando os seus movimentos são rítmicos.
O seu bebê está se preparando para conhecê-la: as suas pálpebras já não estão tão fechadas, já consegue enxergar, escutar e reagir aos sons ou à luz. Nesta parte é quando aprenderá a mamar, pelo que começará a chupar o dedo e fará movimentos de sucção com a sua boquinha. E, ao chegar ao nono mês, começará a se acomodar com a cabeça para baixo e descerá mais profundamente dentro da sua pélvis, posicionando-se para nascer.
Nestes últimos meses você descobrirá, também, outros aspectos não tão positivos como os incômodos físicos que sentirá, muitas deles provocados pelo aumento de peso e do tamanho do seu bebê; entre as mais comuns estão a dificuldade para respirar, os problemas digestivos e o cansaço, do qual abordaremos em outro artigo.
Além disso, aparecerão outros sintomas como cãibras nas pernas, instabilidade sobre os seus pés, dores nas costas, dores nos pulsos e coceira na pele. Em alguns casos, inchaço nos tornozelos e pés, devido ao excesso de fluídos no corpo; para amenizar os sintomas deite-se e levante as pernas para aliviar a dor.
Mas anime-se, todos esses sintomas são o último esforço da sua gravidez, além disso você se sentirá muito entusiasmada, assim que você pode enfocar essa emoção em realizar alguns preparativos para estar pronta no dia em que essa pessoinha chegar à sua vida. Sobre este ponto, temos um guia que você poderá pôr em prática durante estes 3 meses:
Conforme se aproxima a data de nascimento do seu bebê é possível que sejam realizados novos exames físicos característicos do último trimestre da gravidez, e também, é momento para conversar com o seu médico sobre como será o parto
Além das aulas de preparação para o parto, você pode fazer um curso de amamentação, cuidados com o bebê ou de primeiros socorros e reanimação cardiopulmonar. Faça as aulas na companhia do seu companheiro.
Aprenda tudo o que puder sobre o tema desde agora, se você puder fale com mães que já passaram pela experiência.
Talvez, você ache muito cedo, mas pense que as primeiras visitas do seu bebê ao pediatra será poucos dias depois do nascimento e se este assunto estiver resolvido, é algo a menos com que se preocupar.
Algumas das coisas que não podem faltar são: a carteira do plano de saúde/seguro médico, absorventes higiênicos, roupa cômoda, roupinha para o seu bebê.
Considere a ideia de contratar alguém que faça a faxina por você, ou peça ajuda para amigos ou familiares, para que a ajude com esta tarefa enquanto você estiver no hospital.
Para evitar ao máximo as idas ao mercado com o recém-nascido, armazene tudo que puder: congele os alimentos, medicamentos, papel higiênico, absorvente para o sangramento pós-parto, shampoo, etc.; bem como os itens essenciais do bebê como fraldas, lenços umedecidos e suas roupinhas.
Quanto mais familiarizada você estiver com o hospital que fará o procedimento do parto, mais tranquila será a espera.
O seu médico ou parteira devem informar você claramente de quando é o momento e hora certa de se deslocar ao hospital, a não ser que esteja pensando em ter um parto em casa. Decida, também, quem a levará para o hospital e assegure-se de conhecer muito bem o caminho.
Faça uma linda lembrança da sua barriga decorando-a com o desenho que você mais gosta (pode usar maquiagem) ou faça uma tatuagem de henna (assegure-se de que seja henna natural). Inclusive, considere uma sessão de fotos.
Serão semanas de muito suspense, já que poucas mulheres dão à luz na data exata, mas o mais provável é que entre em trabalho de parto entre as semanas 38 e 42, assim que vá se preparando. Isto pode provocar que emocionalmente você se sinta muito impaciente e, é totalmente normal, mas não se desespere não falta muito, o seu bebê está a ponto de terminar de se desenvolver e ele está igualmente ansioso por o primeiro encontro: mãe - filho.
A expectativa e a emoção crescem dia a dia. Saber que o seu bebê está crescendo saudável, sentir os seus pontapés e preparar-se para o seu nascimento são experiências inesquecíveis que você deve aproveitar com todos os seus sentidos, por isso tente relaxar. Em breve o seu sonho de ser mãe se tornará realidade!
Compartilhe: