Tem certeza de que deseja excluir o produto Vale-presente?
Mais Abraços // Segunda-feira 30 Outubro, 2023 // #nascimento, #bebe, #ansiedade, #gravidez
Os últimos meses não têm sido dos mais fáceis, não é mesmo? Na reta final da gravidez, é provável que você esteja sentindo os efeitos do peso aumentado, do sono difícil e da expectativa para a hora do parto. Neste momento, não se trata de apenas esperar. Vale a pena encarar o nervosismo e criar ações para diminuir a ansiedade.
Leia também:
Sono na gravidez: como a gestação influencia
Dicas para reduzir o estresse na gravidez
Gravidez: a bolsa estourou? Saiba o que fazer
Nos últimos 15 dias, algumas mulheres relatam sentir uma dor intensa nas costas que as deixa nervosas e inquietas. Também é comum que apareçam sintomas parecidos aos de uma TPM, como dor de cabeça, irritabilidade e ansiedade.
Está tudo bem. Todas essas sensações são normais e não devem ser motivo de preocupação extra. A melhor atitude, dentro do possível, é aceitar a flutuação do humor, contar com a generosidade dos demais e encarar a ausência de estabilidade. Este é, afinal, um período de passagem. Em breve, você descobrirá o que é ser mãe.
Uma forma de buscar tranquilidade é se apoiar no médico que acompanha a gestação. Pergunte sobre tudo o que a preocupa, ainda que alguns medos pareçam inconfessáveis. O profissional bem preparado está lá para fornecer informação de qualidade. Use-a para ganhar perspectiva.
Exercícios de respiração e meditação estilo mindfulness são fáceis de encontrar na internet ou em aplicativos. Há muitas sessões guiadas pela voz de bons professores e, com apenas dez minutos dedicados, você já pode sentir melhora na ansiedade.
Se tem familiaridade com ioga e praticou durante a gestação, a técnica pode dar suporte emocional neste momento. É importante ser compreensiva consigo mesma. Caso a maioria dos ásanas, as poses da ioga, for impossível de realizar, opte sempre pelo que consegue fazer sem forçar o corpo. A sutileza também traz resultados.
Se esta é uma jornada que você faz com outro alguém, aproveite para curtir seu companheiro ou sua companheira. Procurem fazer as coisas que dão prazer e peça ajuda ao seu par, sempre. Você é a protagonista agora e o esforço do casal deve focar no seu bem estar. Acione-o sempre que precisar de uma conversa, uma opinião, uma mão para levantar do sofá ou uma massagem nos pés.
Procure descansar quando seu corpo pedir. Nestas últimas semanas, isso pode ser difícil, o que contribui para a ansiedade. Vale lembrar que deitar-se para o lado esquerdo é a postura mais favorável. Não poupe travesseiros: eles existem para dar apoio e conforto ao corpo, e o seu precisa disso agora.
Mais do que nunca, escute o seu corpo e sua voz interior. Apesar de confuso, este é um momento muito potente e você é a personagem principal.
Compartilhe: