Tem certeza de que deseja excluir o produto Vale-presente?
Mais Abraços // Segunda-feira 6 Novembro, 2023 // #colostro na gravidez, #colostro, #leite materno
O primeiro alimento do bebê é chamado colostro. Ele é produzido pelo corpo da mãe e é considerado um leite materno especial, pois concentra nutrientes importantes e tem mais proteínas e menos gorduras do que o leite maduro. Na preparação para o aleitamento, os seios podem expelir o líquido. As secreções de colostro na gravidez são comuns, especialmente no último trimestre.
Leia também:
Benefícios da amamentação para mãe e bebê
Mudanças nos seios durante a gravidez
Sutiã de amamentação: para que serve e como escolher
O colostro é um leite rico em nutrientes e é considerado a primeira imunização do recém-nascido, pois é através dele que a mãe passa seus anticorpos. Eles refletem a imunidade da grávida, ou seja, armam o bebê contra os germes do ambiente onde ela vive. O principal anticorpo transmitido é a imunoglobina A, que atua na proteção de mucosas. A concentração de IgA no leite materno é especialmente elevada no primeiro mês de vida, depois diminui e permanece constante.
Além da IgA, o leite materno tem muitos outros fatores de proteção, como os anticorpos IgM e IgG, lactoferrina e o carboidrato nitrogenado conhecido como fator bífido. Ele favorece o crescimento do Lactobacilus bifidus, a bactéria “boa” que acidifica as fezes e dificulta a instalação de outras bactérias que causam diarreia, tais como Shigella, Salmonella e Escherichia coli.
O vazamento do colostro na gravidez está relacionado à produção dos hormônios da lactação ainda no segundo trimestre, segundo o guia Saúde da criança: aleitamento materno e alimentação complementar, do Ministério da Saúde. O líquido é amarelado ou transparente, aguado e de sabor salgado. Não se surpreenda se o colostro vazar durante as relações sexuais – o estímulo é o responsável por isso.
Algumas mulheres podem ter secreção de colostro antes do parto, enquanto outras só perceberão o líquido depois. Não há nada com que se preocupar em ambos os casos – o importante é que o bebê seja colocado no peito logo após o nascimento. O gesto deve ser repetido várias vezes ao dia na primeira semana de vida, para que as glândulas sejam estimuladas. Logo, o leite se tornará maduro.
Para evitar o desconforto, você pode usar absorventes para seios no sutiã de amamentação ou nos modelos comuns. Embora o colostro na gravidez seja normal, se você notar qualquer outro aspecto na coloração e perceber sintomas diferentes, fale com seu médico.
Compartilhe: