Tem certeza de que deseja excluir o produto Vale-presente?
Mais Abraços // Quarta-feira 26 Janeiro, 2022 // #gravidez, #dormir, #bebe
Já está quase na hora de você conhecer seu bebê! Para que esteja descansada e possa curtir cada momento desse encontro, vamos lhe dar cinco dicas de como dormir melhor no fim da gravidez:
Depois de tantas semanas de gestação, a ansiedade está a mil: tem gestante que não vê a hora de conhecer o bebê e outras que sofrem por antecipação com saudade da barriga. Mas o que possivelmente toda gestante ansiosa pode acabar experimentando é a dificuldade para dormir.
Uma boa dica para controlar a ansiedade e dormir bem no fim da gravidez é adotar o hábito de meditar. Na internet, em plataformas de streaming de música e de vídeo, é possível encontrar algumas meditações guiadas que ajudam a reduzir a ansiedade. Se você não curtir meditar dessa forma, uma boa solução é ficar alguns minutos de olhos fechados respirando calmamente.
Outra dica é recorrer a chás calmantes, como o de erva-cidreira, mas, nesse caso, é importante conversar antes com seu médico ou sua médica para entender quais chás podem ser tomados durante a gestação. Chás calmantes de calêndula e de carqueja, por exemplo, devem ser evitados, pois podem acelerar um trabalho de parto se tomados em excesso.
Comer em grande quantidade ou alimentos mais gordurosos à noite pode acabar causando algum desconforto, como azia ou refluxo, ou dificultar o sono, uma vez que seu organismo estará trabalhando mais para digerir aquele alimento. Por isso, procure comer alimentos mais leves e não jante tão próximo da hora de dormir, de preferência, pelo menos uma hora antes de ir para a cama.
Reduzir o consumo de líquidos à noite também é uma boa estratégia, assim, você diminui o número de vezes que irá ao banheiro durante a noite, garantindo uma noite de sono mais contínua e tranquila.
Na reta final da gestação, não é recomendado dormir de bruços, com a barriga para baixo, mas o que nem todo mundo sabe é que tem uma posição que costuma trazer mais conforto para a gestante. “Em geral, orientamos a deitar sobre o lado esquerdo do corpo, porque ajuda um pouquinho a não pressionar as principais veias e vasos do corpo”, explica a obstetra e ginecologista Mariana Prado.
Ela também sugere que a gestante durma com a parte superior do corpo mais elevada — para evitar refluxos, que são mais comuns no fim da gestação — e busque suspender as pernas, que podem ficar mais inchadas nesse período.
Tomar um banho morno antes de dormir é uma boa pedida para relaxar. Levar algumas ervas calmantes em uma jarra para esse momento também ajuda: durante o banho, basta usar a jarra para jogar a água com as ervas sobre o corpo. Outra dica é colocar folhas secas de flores ou ervas que você goste, como eucalipto, penduradas perto do chuveiro — com o vapor da água, as folhas soltam um aroma gostoso e já ajudam a relaxar.
Criar um ritual de higiene de sono e relaxamento antes de dormir também é uma boa estratégia para ter uma noite mais calma, até mesmo para encarar as idas ao banheiro durante a noite com maior tranquilidade.
Depois do banho relaxante, resista à vontade de pegar o celular ou assistir à televisão e aproveite esse tempo para passar um óleo ou hidratante pelo corpo. Pingue gotas de óleo em um difusor, diminua a intensidade da luz do quarto e, se ainda não estiver sonolenta, comece a ler um livro — mas escolha um com histórias mais calmas, para não ficar ansiosa com a leitura. Persista nesse hábito e, provavelmente, o sono virá com maior facilidade com o passar do tempo.
A dica bônus é: busque se sentir confortável para conseguir relaxar sem pressão e não hesite em compartilhar sua dificuldade para dormir com seu médico ou sua médica, ele ou ela provavelmente terá dicas valiosas para você.
* A especialista consultada sobre esta matéria foi ouvida como fonte jornalística, não se utilizando do espaço para a promoção de qualquer produto ou marca.
Para mais conteúdos sobre maternidade, acesse o Huggies Brasil!
Compartilhe: