Tem certeza de que deseja excluir o produto Vale-presente?
Mais Abraços // Terça-feira 21 Novembro, 2023 // #bebê, #gestação
O som da sua voz, as luzes, os sabores e os cheiros que você sente, além do carinho na barriga, geram respostas no bebê, principalmente no terceiro trimestre da gravidez. Saiba como se dá o desenvolvimento dos cinco sentidos do bebê na gestação.
Leia também:
Música para se conectar com o seu bebê
Quando começam os primeiros movimentos do bebê?
Como a gestação muda seus sentidos
O tato é o primeiro sentido que o bebê desenvolve, possivelmente desde as primeiras cinco semanas de gestação. A sensibilidade começa no nariz e nos lábios e depois passa para o restante do corpo. Desde a 22ª semana, o feto tem as terminações nervosas dos dedos desenvolvidas. Isso permite que ele toque o próprio corpinho, o cordão umbilical e as paredes do útero. No terceiro trimestre, o bebê começa a praticar movimentos que serão importantes como agarrar e sugar. Inclusive, é possível que ele apareça chupando o dedo no ultrassom.
O paladar do bebê se desenvolve também no terceiro trimestre da gravidez, possibilitando que experimente sabores por meio do líquido amniótico. O gosto dos alimentos que a mãe come está disponível para o feto, ainda que de forma sutil. Entretanto, o bebê só reconhecerá esses sabores depois do nascimento. Uma curiosidade é que o primeiro sabor a ser percebido pelo recém-nascido é o doce, pois está presente no leite materno.
A partir da 18ª semana de gestação, o bebê é capaz de escutar certos sons, como os batimentos do seu coração e a voz da mãe. Já no último trimestre, a partir da 27ª semana, o feto reconhece vozes familiares e pode se mexer quando escuta música. Você pode conversar com o bebê desde o começo da gravidez, também ler, cantar e chamá-lo pelo nome para que se sinta amado já na barriga. Também é importante permitir momentos de silêncio, para que ele perceba a diferença.
O olfato é um dos últimos sentidos a serem desenvolvidos, lá pela 28ª semana, quando o bebê começa a criar a habilidade de sentir cheiros porque a placenta fica cada vez mais permeável. Isso possibilita que ele sinta os mesmos aromas e odores que a mãe sente mesmo dentro da barriga.
O bebê poderá abrir os olhos a partir da 20ª semana, mas é só no terceiro trimestre que ele começa a enxergar de maneira rudimentar – a visão ainda levará alguns anos para se desenvolver completamente. O feto consegue perceber luzes claras e pode reagir quando a mãe estiver ao sol ou um foco de luz iluminar a barriga. Nessas horas, é possível que ele cubra os olhinhos com as mãos.
Aproveite o momento do terceiro trimestre para fornecer novos estímulos ao bebê. Converse com ele, cante para ele, acaricie-o e mantenha uma alimentação saudável e variada. Esse é um período para vocês se conectarem ainda mais por meio dessas trocas!
Compartilhe: