Tem certeza de que deseja excluir o produto Vale-presente?
Mais Abraços // Segunda-feira 26 Junho, 2023 // #gestacao, #suplementacao, #calcio
Elemento presente em várias reações bioquímicas do nosso corpo, o cálcio na gravidez é ainda mais importante para a saúde de mãe e bebê.
Fique bem-informada durante a gravidez
Como é o primeiro trimestre da gestação
O que acontece na 10ª semana de gestação
“Durante a gestação, bons níveis de cálcio circulante, além de prevenirem a hipertensão, participam da formação de estruturas ósseas e outros tecidos do bebê. O mineral ainda é um componente importante do leite materno”, afirma a médica nutróloga Marcella Garcez, diretora da Associação Brasileira de Nutrologia (Abran) e professora do curso nacional de nutrologia da entidade.
Para além da gestação, o cálcio é essencial à vida, sendo peça-chave para a manutenção do metabolismo de ossos e dentes, da força e da contração muscular e participando de processos hematológicos, como a coagulação e o pH do sangue. Em média, pessoas entre 19 e 50 anos precisam de 1.000 mg de cálcio por dia, e os valores necessários aumentam na adolescência, na velhice e na gestação. Durante a gravidez, o corpo precisa de 1.300 mg de cálcio por dia.
Provavelmente, ao ler “cálcio”, você pensou em leite e em outros laticínios. De fato, uma xícara de leite de vaca concentra 232 miligramas do mineral. Entretanto, existem outros alimentos com igual ou maior contribuição desse nutriente.
A seguir, apresentamos uma lista com alguns deles.
● Acelga cozida: 58 mg de cálcio a cada 100 gr do vegetal;
● Brócolis cozidos: 40 mg a cada 100 gr;
● Couve-frisada crua: 150 mg a cada 100 gr;
● Repolho cru: 40 mg a cada 100 gr;
● Agrião: 120 mg a cada 100 gr;
● Espinafre cozido: 136 mg a cada 100 gr.
● Uva passa: 50 mg a cada 100 gr de alimento;
● Laranja: 52 mg, em média, por fruta;
● Melão: 8 mg por fatia.
● Sardinha: 351 mg por lata;
● Salmão: 24 mg por filé;
● Camarão: 91 mg a cada 100 gr do alimento.
● Feijão cozido: 19 mg a cada 100 gr do alimento;
● Grão-de-bico cozido: 49 mg a cada 100 gr do alimento;
● Edamame cozido: 145 mg a cada 100 gr de feijão, desconsiderada a vagem.
Por meio de uma alimentação equilibrada, variada e natural, é possível obter o aporte de cálcio diário ideal. Alguns grupos de mulheres, no entanto, têm maior dificuldade para alcançar esses níveis, como as grávidas adolescentes ou de gêmeos. A elas pode ser indicada a suplementação do mineral, sempre sob a orientação de um médico.
A maioria dos casos de falta de cálcio não apresenta sinais. Nos casos graves, os sintomas incluem cãibras musculares, confusão mental e formigamento nas extremidades. Os sintomas da falta de cálcio podem incluir aumento da sede e da micção, dor abdominal, náuseas, dores ósseas, fraqueza muscular, confusão mental e fadiga. Ao longo do pré-natal, seu médico estará atento às suas necessidades, mas, em caso de dúvida, não deixe de procurá-lo.
*O especialista consultado nesta matéria foi ouvido como fonte jornalística, não se utilizando do espaço para a promoção de qualquer produto ou marca.
Compartilhe: