Tem certeza de que deseja excluir o produto Vale-presente?
Mais Abraços // Quarta-feira 21 Junho, 2023 // #cólica na gravidez, #pré-parto, #sinais de parto
Antes do trabalho de parto propriamente dito, existe uma etapa chamada de pré-parto, que começa cerca de 15 dias antes. Cólicas e outros sintomas fazem parte dela. Confira os detalhes a seguir.
Tipos de parto: doula explica quais são
O que é episiotomia?
Entenda o que é o puerpério
Nesta fase final, o corpo vai se preparando para o nascimento do bebê e passa por algumas experiências típicas. A ginecologista, obstetra e especialista em reprodução humana Karen Rocha De Pauw explica como elas podem ser.
A “descida da barriga” ou “queda do ventre” é a entrada do bebê na bacia da mulher. É um sinal de que a criança está quase pronta para nascer. A queda pode parecer um movimento repentino e perceptível para algumas mulheres, enquanto outras podem não sentir nada. O movimento diminui a pressão nos órgãos, facilita a respiração e aumenta o apetite.
No pré-parto, o aumento da pressão sobre os nervos costuma causar cãibras nas pernas e inchaço nos membros inferiores. Colocar as pernas para o alto e descansar deitada sobre o lado esquerdo estimula a circulação sanguínea e ajuda a desinchar os pés.
Alternar momentos de muita energia com outros de extrema fadiga é normal nesta fase. Obedeça seu corpo.
Dias antes do parto, algumas mulheres chegam a perder até 500 g por dia, resultado das alterações hormonais que reduzem a retenção de líquidos.
Sentimentos e sintomas similares aos que você pode sentir pouco antes da menstruação são comuns nos dias que antecedem o parto, como:
● Irritabilidade; ● Dor de cabeça; ● Cansaço; ● Diarreia.
Algumas mulheres relatam sentir uma dor intensa nas costas que as deixam irritadas e inquietas.
Também conhecidas como “falsas” ou de “treinamento”, as contrações de Braxton Hicks não são as verdadeiras do parto, mas, sim, movimentos prévios. Elas endurecem músculos do abdome e permitem que eles se fortaleçam para o nascimento.
O treino inicia semanas antes do parto, começando com uma série de contrações fracas, que talvez nem sejam sentidas. Elas costumam durar em torno de 30 segundos e vêm e vão em intervalos irregulares. É como se algo apertasse a parte da frente do abdome, com dores similares às cólicas menstruais.
Para algumas mulheres, as contrações de Braxton Hicks podem ser muito dolorosas e podem, ainda, mantê-las acordadas durante a noite. À medida que se aproxima a data do parto, costumam acontecer com mais frequência, chegando a confundir muitas grávidas.
“É bem comum que a mulher tenha alarmes falsos antes do trabalho de parto propriamente dito. Na dúvida, é sempre melhor ir para o hospital”, finaliza a obstetra.
*A especialista consultada nesta matéria foi ouvida como fonte jornalística, não se utilizando do espaço para a promoção de qualquer produto ou marca.
Compartilhe: