Tem certeza de que deseja excluir o produto Vale-presente?
Mais Abraços // Quinta-feira 15 Setembro, 2022 // #maes, #puerperio, #exercicios, #cuidados
Movimentar-se, principalmente para as mulheres que já eram bem ativas antes da gestação, é fundamental para a saúde física e mental durante o puerpério. No entanto, é preciso tomar alguns cuidados para não se machucar ao retomar a atividade física pós-parto. Afinal, vale lembrar que seu corpo passou por uma série de mudanças para acolher o seu bebê e, no pós-parto, vem enfrentando outras transformações.
Encarar escadas com muitos degraus, subir em cadeiras ou bancos e carregar peso são algumas das ações que devem ser evitadas nas primeiras semanas. Quem se submeteu à cesárea precisa ter em mente que enfrentou uma cirurgia, por isso precisa se movimentar com bastante cuidado. Ao se levantar, por exemplo, deve usar a lateral do corpo, devagar.
A ginecologista e obstetra Helena Malzac Franco explica que, para quem fez parto natural, essas atitudes não têm tanto impacto, porque mesmo que a mucosa vaginal sofra algum tipo de laceração ou complicação, a recuperação e a cicatrização são mais rápidas. "Porém, recomendo cautela. Seja qual for o tipo de parto, a mulher ainda apresenta sobrepeso, os ligamentos seguem mais frouxos por causa da adaptação dos quadris para acomodar o bebê e o centro de gravidade do corpo, que fica na região abdominal, demora para voltar ao eixo", completa.
O retorno à rotina de exercícios físicos pós-parto precisa acontecer gradativamente. "O ideal é sempre ouvir o obstetra, uma vez que voltar a se mexer depende muito do que aconteceu durante a gravidez. Fatores como diabetes gestacional, pré-eclâmpsia e prática de atividade física na gestação interferem nessa retomada", salienta Helena.
A indicação geral é para começar com caminhadas leves, de 20 a 30 minutos por dia, após 3 semanas do parto. Não se esqueça de levar a garrafinha de água para se hidratar. Para quem teve parto natural, o mesmo vale para outros exercícios considerados leves. Já o retorno à atividade física após cesárea deve aguardar 45 dias, em média, mas vale lembrar que cabe ao médico liberar ou não a prática de exercícios. Em todo caso, não se deve voltar à ativa com exercícios pesados ou intensos como corrida, spinning, dança, musculação e séries de abdominais, que exigem bastante do organismo e liberam muita endorfina — e, por conta disso, podem afetar a amamentação.
No entanto, é importante lembrar que praticar atividades físicas, mesmo para quem não tinha o hábito anteriormente, é muito importante para a saúde mental no puerpério, pois ajuda na autoestima e nos aspectos emocionais que envolvem o pós-parto, como o baby blues.
Apesar disso, não adianta sobrecarregar o corpo com atividades físicas após o parto e tentar a todo custo alcançar a silhueta de antes. Sentiu dor? Pare. Os batimentos cardíacos ficaram muito acelerados? Diminua o ritmo e descanse. Este não é o momento para forçar nada, mas uma fase para exercitar o bom senso, respeitar os próprios limites e tratar o corpo com carinho. Você ainda terá muito tempo para se movimentar.
* A especialista consultada sobre esta matéria foi ouvida como fonte jornalística, não se utilizando do espaço para a promoção de qualquer produto ou marca.
Para mais conteúdos sobre maternidade, acesse o Huggies Brasil!
Compartilhe: