Tem certeza de que deseja excluir o produto Vale-presente?
Mais Abraços // Quinta-feira 15 Setembro, 2022 // #maes, #autocuidado, #autoestima, #relaxar
Você já ouviu por aí que mães felizes criam filhos felizes? Esta é a mais pura verdade: para que uma criança se desenvolva bem, com saúde e alegria, no dia a dia, a mãe também precisa se tratar com carinho, respeito e amor.
Provavelmente você se alimentou direito, evitou se aborrecer e procurou descansar bem durante a gestação. Esses são exemplos de zelo que devem ser mantidos no puerpério. Praticar o autocuidado no pós-parto não é luxo: é uma questão de necessidade para você e para o seu bebê.
Por mais que a sua atenção esteja totalmente voltada ao recém-nascido neste momento, é importante que você não descuide de si mesma. "Toda mãe recente precisa ter não só a consciência do autocuidado no puerpério, mas uma vigilância constante para colocá-lo em prática. Porque, nesse período, a tendência é voltar toda a energia para a criança", diz Alessandra Augusto, psicóloga especialista em terapia cognitivo-comportamental (TCC).
Segundo Alessandra, muitas mães ficam com o sono irregular não só por causa das mamadas noturnas, mas por uma impressão de que é preciso estar alerta o tempo todo. "Com isso, não descansam nunca. Mesmo com a audição mais sensível após o nascimento do bebê, essas mães não relaxam, pois acreditam, de uma maneira nem sempre consciente, que podem perder a qualquer momento a criança pela qual são responsáveis", comenta a especialista.
Outra tendência é focar exclusivamente a amamentação, até mesmo negligenciando a higiene pessoal e se preocupando somente em manter os seios limpos. "As consequências de subestimar os cuidados com si mesma são problemas fisiológicos, como prisão de ventre, sono ruim e irritação com a nova rotina. A mãe parece sempre acelerada e ansiosa, ignorando que aquela que cuida também merece e precisa ser cuidada", afirma Alessandra.
Saiba que, ao se tratar com mais afeto e amor, você terá mais serenidade e equilíbrio para aproveitar os primeiros dias com o seu bebê. A psicóloga Alessandra Augusto dá algumas sugestões para praticar o autocuidado no período pós-parto:
* A especialista consultada sobre esta matéria foi ouvida como fonte jornalística, não se utilizando do espaço para a promoção de qualquer produto ou marca.
Encontre mais conteúdos sobre o universo da maternidade aqui no Huggies Brasil!
Compartilhe: