Tem certeza de que deseja excluir o produto Vale-presente?
Mais Abraços // Sexta-feira 16 Setembro, 2022 // #cuidados, #pós-parto, #saude
É comum muitas mamães — principalmente as de primeira viagem — reclamarem do inchaço tomando conta do corpo logo após darem à luz. Algumas, inclusive, percebem que estão mais inchadas do que durante a gravidez. Mas por que isso acontece?
Antes de mais nada, não precisa se preocupar. O inchaço pós-parto, que atinge principalmente as pernas e os pés, é absolutamente normal. De acordo com a ginecologista e obstetra Karen Rocha De Pauw, a condição ocorre porque todo o líquido retido pelo organismo durante a gestação precisa ser eliminado no puerpério. "Essa água acumulada passa para o sistema linfático, causando o inchaço", explica, lembrando que outras regiões também podem ganhar um aumento de volume, como a vulva.
Mulheres que já têm predisposição à retenção de líquido são mais suscetíveis ao inchaço pós-parto. Mas, em menor ou maior intensidade, a maioria deve enfrentar o incômodo. A boa notícia é que ele desaparece entre 4 e 20 dias, em média, depois de dar à luz.
Até lá, para minimizar o desconforto, você precisa evitar o sal; ingerir muita água, para que o líquido acumulado circule mais rapidamente; caminhar de acordo com as recomendações para o seu puerpério; e usar cinta elástica ou meia-calça de média compressão. Especialmente para diminuir o inchaço dos pés após o parto, sempre que puder, coloque-os para cima, isso ajuda a diminuir o desconforto. Sessões locais de drenagem linfática também costumam ajudar.
Importante: se você começar a sentir dor ou dificuldade para andar ou para executar determinados movimentos, entre em contato com o seu ou a sua obstetra. "O puerpério é o período de maior risco de trombose e, às vezes, o inchaço por excesso de líquido pode ser confundido com a formação de coágulos no sangue que obstruem ou dificultam a circulação de um vaso sanguíneo", ressalta Karen.
É fundamental relatar ao médico ou à médica se as áreas afetadas pelo inchaço doem muito, ficam muito quentes ou têm alteração na cor da pele, pois o edema pós-parto pode, sim, ser algo mais grave. Ainda que agora você tenha um bebezinho dependendo totalmente de seus cuidados, não se esqueça de que cuidar de si mesma também é fundamental.
* A especialista consultada sobre esta matéria foi ouvida como fonte jornalística, não se utilizando do espaço para a promoção de qualquer produto ou marca.
Para mais conteúdos sobre maternidade, acesse Huggies Brasil!
Compartilhe: