Tem certeza de que deseja excluir o produto Vale-presente?
Mais Abraços // Segunda-feira 19 Setembro, 2022 // #cuidados, #pós-parto, #saude
Além de se encarregar do zelo com o bebê, da alimentação e da higiene dele, é importante que toda mãe também trate bem do próprio corpo durante o puerpério. Isso inclui, claro, a higienização adequada dos eventuais pontos pós-parto para que cicatrizem bem.
Cada cesariana tem suas particularidades, por isso a quantidade de pontos da cesárea depende do tamanho do corte, do tipo de ponto e do fio utilizado. "Em geral, os cuidados são os mesmos: limpar com água e sabonete neutro ou algum antisséptico e deixar bem seco. Se houver dobra ou saída de secreção, colocar uma gaze ou absorvente para manter o local sempre seco", informa a ginecologista e obstetra Karen Rocha De Pauw.
Quando se trata de parto natural, a episiotomia — que é o corte feito na área do períneo — é recomendada apenas para situações em que forçar a musculatura pode causar ruptura de esfíncter anal. A incisão serve para aumentar a abertura no momento de expulsão do feto nas mães que não têm elasticidade suficiente, sob o risco de lesar outros órgãos como a bexiga. Os cuidados com os pontos pós-parto normal são os mesmos dos pontos de cesárea.
Os pontos pós-parto devem ser retirados num período entre 7 e 14 dias, conforme o tipo de fio e sob orientação médica. Se arrebentarem, é preciso entrar imediatamente em contato com o ou a obstetra. "Os pontos podem abrir em casos de infecção, necrose, hematoma ou nós que afrouxaram. Se você enfrentar esse tipo de situação, nada de aplicar cremes e pomadas ou colocar um curativo oclusivo sem ouvir o seu médico", alerta Karen.
Muitos fios utilizados são absorvíveis e os que precisam ser retirados costumam cair sozinhos. Após a retirada dos pontos, mantenha a cicatriz limpa e seca. Lembre-se: a cicatriz demora até seis meses para ficar "madura", por isso cuide do seu corpo com carinho.
Você pode fazer massagens, sempre de leve, para evitar aderências e queloides. Porém, evite se preocupar com marcas ou cicatrizes aparentes. Elas contam a sua história e essa jornada inclui conceber e parir uma vida. Quer coisa mais bonita do que isso?
* A especialista consultada sobre esta matéria foi ouvida como fonte jornalística, não se utilizando do espaço para a promoção de qualquer produto ou marca.
Acesse o Huggies Brasil para outros conteúdos como este.
Compartilhe: