Tem certeza de que deseja excluir o produto Vale-presente?
Mais Abraços // Segunda-feira 19 Setembro, 2022 // #recem nascidos, #pais, #puerperio, #pos-parto
Nos primeiros dias com o recém-nascido em casa, torna-se bem difícil encontrar alguma fonte de distração para relaxar um pouquinho a mente nos raros momentos em que você não precisa cuidar do bebê ou do seu entorno. Além de garimpar séries na TV, uma atividade que está mais ao alcance das mãos é acessar o celular e dar uma conferida nas redes sociais.
Muitas mulheres, aliás, aproveitam para buscar dicas e conselhos de mães famosas ou influenciadoras em grupos e posts nas redes. Mas o conteúdo que deveria ser útil, sanar dúvidas e gerar tranquilidade pode acabar se tornando uma fonte imensa de angústia e comparações. O uso das redes sociais no puerpério, momento emocional e fisicamente complexo, pode acabar sendo prejudicial, então é necessário ter atenção.
A psicóloga Gabriela Luxo, mestre e doutora em distúrbios do desenvolvimento pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e fundadora da clínica Diálogo Positivo, lembra que o puerpério é um período delicado e repleto de oscilações hormonais, além de descobertas e expectativas envolvendo a chegada do bebê. "Nesse momento, a mulher se sente mais vulnerável. Não só acabou de vivenciar o parto, como se vê envolvida em uma nova realidade que pode corresponder ou não às imagens que tinha alimentado na mente", diz.
Dessa forma, ao comparar a própria rotina ao dia a dia de outras mães nas redes sociais, há o risco de a mulher passar a se cobrar mais, almejando uma espécie de perfeição irreal que só produz culpa e ansiedade.
Segundo Gabriela, antes de mais nada é preciso se colocar em primeiro lugar. "O que funcionou para aquelas mães nas redes sociais nem sempre vai funcionar para você. É importante testar o que dá certo para a sua realidade na fase pós-parto. Construa sua rotina primeiro e deixe as opiniões externas para depois", sugere.
A comparação é inimiga da estabilidade emocional e tem o poder de tirar o foco do que realmente interessa: os cuidados com a criança, a experiência da amamentação e o zelo nas pequenas coisas do dia a dia, que permitem formar um vínculo saudável e amoroso com o bebê.
Então, por maior que seja o impulso de usar redes sociais durante o puerpério para colher dicas, lembre-se sempre de fazer isso de forma saudável, para manter o contato com pessoas queridas. Não use-as para se comparar, mas para compartilhar seu dia de forma leve, se manter informada e se entreter nos momentos de “folga”.
Atente-se aos aspectos positivos e entenda que cada família tem suas particularidades e necessidades. E você, com as habilidades que tem, certamente será a melhor mãe possível para o seu bebê. Caso suas comparações tenham a ver com questões estéticas, busque dar tempo ao tempo. O corpo leva alguns meses para voltar ao estado pré-gravidez. Curta o seu filho, procure caminhar, faça atividades prazerosas e cerque-se de gente positiva.
Para mais conteúdos sobre o universo da maternidade, conte sempre com o Huggies Brasil!
* A especialista consultada sobre esta matéria foi ouvida como fonte jornalística, não se utilizando do espaço para a promoção de qualquer produto ou marca.
Compartilhe: