Tem certeza de que deseja excluir o produto Vale-presente?
Mais Abraços // Segunda-feira 19 Setembro, 2022 // #cuidados, #saude bucal, #pos-parto
A gravidez exige cuidados especiais com a saúde bucal da gestante. O aumento dos níveis dos hormônios estrógeno e progesterona e a queda da imunidade facilitam os ataques de bactérias aos dentes e às mucosas — entre elas a gengiva, levando ao sangramento e aos aparecimentos de cáries e de inflamações.
No puerpério, até que o equilíbrio hormonal retome a normalidade, o cenário é o mesmo. Além de reforçar a higienização, outras medidas devem ser tomadas para se ter um sorriso bonito e sadio. E acompanhar o desenvolvimento do recém-nascido é um motivo e tanto para viver sorrindo, não é mesmo?
Portanto, assim que se sentir pronta para começar a sair de casa, marque uma consulta preventiva de rotina. Os níveis elevados de hormônios podem afetar a saúde bucal na gravidez e por isso vale agendar uma consulta depois que o bebê nascer. A manutenção constante permite sanar problemas com agilidade e prevenir outras doenças dentárias.
Devido ao estresse pós-parto com a adaptação à nova rotina, algumas mães podem desenvolver a mania de ranger os dentes. Converse com seu ou sua dentista para ajudar a prevenir esse hábito.
Durante a gravidez e a amamentação, há maior carência de cálcio no organismo. Caso a mulher não passe a ingerir mais alimentos ricos no mineral, o corpo irá retirar dos ossos a quantidade necessária para suprir a necessidade do bebê e da produção de leite, deixando a ossatura e outras estruturas mais fracas. Com isso, os dentes podem ficar mais sensíveis e até moles.
Nesse caso, além do dentista, vale a pena conversar com seu ou sua obstetra para avaliar a necessidade do uso de um suplemento pós-parto.
Fazer tratamento dental durante a amamentação não faz mal. No caso de alguma cárie, dor, ou sangramento gengival, é sempre recomendável fazer o tratamento o quanto antes, para que o quadro não se agrave.
Se você estiver amamentando, porém, é preciso avisar o ou a dentista. Com isso, é possível prescrever remédios seguros para você e o bebê, escolher um anestésico adequado e avaliar a possibilidade de tirar raio-X.
Uma vez por dia, de preferência antes de dormir, é fundamental uma higienização caprichada, que inclui limpar a língua, passar o fio dental e escovar muito bem os dentes, com atenção redobrada à região próxima à gengiva.
Com todos esses cuidados, você vai garantir dentes bonitos e saudáveis para dar aquele sorrisão na hora de registrar os momentos fofos do seu bebê — que, aliás, também não vai demorar muito para receber atenção especial com os primeiros dentinhos.
Para mais conteúdos sobre o universo da maternidade, acesse o Huggies Brasil!
Compartilhe: