Tem certeza de que deseja excluir o produto Vale-presente?
Mais Abraços // Segunda-feira 19 Setembro, 2022 // #pos-parto, #emocoes, #cuidados, #visitas
A chegada de um bebê sempre é motivo de alegria, animação e, obviamente, curiosidade por parte da família e dos amigos. Por ser um momento de ajustes para os novos pais, mães e bebê, a visita ao recém-nascido pode gerar dúvidas e um pouco de estresse.
Por mais que, em tempos difíceis como os que estamos vivendo, cuidados como máscaras, distanciamento social e álcool gel se façam presentes na rotina das pessoas, o bom senso deve prevalecer na hora de cogitar visitar mãe e bebê. O ideal, segundo especialistas, é esperar pelo menos um mês para fazer isso — seja em hospitais que permitam visitas, seja em casa.
O bebê não deve ter contato com muitas pessoas por causa da imaturidade imunológica e da adaptação à vida extrauterina. "O recém-nascido precisa se habituar ao novo ambiente, aos barulhos, estímulos e padrões de contato com a casa. E, com as visitas, existe sempre o risco de transmissão de bactérias e vírus trazidos de fora", comenta Clay Brites, pediatra e neurologista infantil do Instituto NeuroSaber, em Londrina (PR).
Além do resguardo da saúde do recém-nascido, o puerpério já é um período desafiador por si só. A mãe precisa se recuperar do parto, se dedicar aos cuidados com o filho, amamentar e, na medida do possível, descansar. Por mais que exista alguém da família ajudando, é um momento delicado de adaptação para o núcleo familiar em torno da criança. Em um mês, as primeiras vacinas já ofereceram proteção, o processo de lactação deve correr bem e a rotina, como um todo, já entrou em algum ritmo.
Regras básicas
Após o período mínimo de espera recomendado de um mês, os pais devem estabelecer algumas regras para visitar o recém-nascido, como:
Visitas virtuais
Atualmente, com todos os recursos tecnológicos que temos à disposição, é possível conhecer o recém-nascido por chamada de vídeo. Os recursos digitais também podem dar uma mãozinha para quem deseja limitar as visitas de um jeito educado, sem ofender familiares e amigos afoitos. Basta mandar uma mensagem de celular com a foto do recém-nascido, contando que tudo correu bem com mãe e bebê, e informar que poderão visitar o recém-nascido a partir de uma data pré-determinada. Falando assim fica até simples, não acha?
* O especialista consultado sobre esta matéria foi ouvido como fonte jornalística, não se utilizando do espaço para a promoção de qualquer produto ou marca.
Para mais conteúdos como este, acesse nosso site. O Huggies Brasil está com você em todas as fases do seu bebê.
Compartilhe: