Tem certeza de que deseja excluir o produto Vale-presente?
Mais Abraços // Quarta-feira 28 Junho, 2023 // #filho, #irmao, #segundo filho
Passado aquele furacão da chegada do primeiro filho, o dilema de ter ou não o segundo filho aparece para muitas famílias. A resposta só pertence ao casal, mas levantamos alguns pontos que podem ajudar a refletir sobre a questão.
Disciplina positiva: o que é e como usar na educação da criança
Dicas para escolher a creche do seu filho
Como preparar o filho mais velho para a chegada do irmão
Não há diferença de idade ideal entre os filhos de uma família. Algumas mulheres planejam e outras só ficam grávidas mais cedo ou mais tarde do que esperavam. Também não se pode falar em momento certo em à sua carreira, ao dinheiro ou ao desenvolvimento do primeiro filho. Decidir ter mais um bebê, seja ele o segundo, o terceiro ou o quarto, é uma decisão íntima, que dependerá, em grande parte, de sentir-se preparada para dar a outro bebê todo o seu carinho e receber da melhor maneira um novo integrante da família.
No mundo ideal, você e seu companheiro ou companheira devem se sentir preparados para dar esse passo. Ainda que estejam de sobre ter mais um filho, o momento para isso nem sempre coincide na vontade dos dois. Esta é uma grande oportunidade para expor sua visão e expectativas em relação à família.
Ainda que a chegada do caçula não provoque a mesma avalanche de mudanças do primogênito, é importante avaliar a demanda de cuidados com responsabilidade.Estas perguntas que merecem atenção e debate:
● Quem vai cuidar das crianças? ● É possível obter ajuda extra ao que têm hoje? ● É hora de procurar uma creche para o irmão mais velho?
É importante nessa etapa que o irmão mais velho se sinta seguro do carinho e do espaço que tem na família. Se decidirem ter o segundo filho, envolva o primogênito nos preparativos para a chegada do novo integrante.
Na segunda gravidez, você já está familiarizada com as mudanças no corpo e o conhece melhor. Isso permitirá que retorne à experiência da gestação com mais tranquilidade, pois muitas das dúvidas e medos ficaram para trás.
Você também terá a possibilidade de planejar aquelas coisas que, talvez, não teve oportunidade de proporcionar ao seu primeiro bebê. Agora que sabe exatamente de que vai precisar, se antecipar será mais fácil.
Compartilhe: