Tem certeza de que deseja excluir o produto Vale-presente?
Mais Abraços // Terça-feira 10 Outubro, 2023 // #teste de gravidez, #linhas de evaporação no teste de gravidez, #tentantes
Os primeiros sintomas de gestação costumam ser um pouco confusos e, por isso, é comum que muitas pessoas fiquem intrigadas tentando descobrir se há uma gravidez em curso ou não.
Atualmente existem métodos modernos (e confiáveis) que ajudam a tirar a “prova dos nove”. Um dos principais, que está à disposição em farmácias e mercados por um preço bem acessível, é o teste rápido de gravidez.
Esses aparelhos têm um alto grau de confiabilidade, com resultados que chegam a 99% de acerto. Mas isso não significa que eles não possam causar confusão: as chamadas linhas de evaporação que eventualmente aparecem no visor do dispositivo podem virar fonte de aflição e ansiedade para os candidatos a mamães e papais.
Mas fique tranquilo: nós preparamos um guia para te ajudar nesse momento e evitar qualquer mal-entendido com o teste de gravidez.
Uma gestação pode ser detectada nas primeiras semanas a partir de dois exames. O primeiro deles é a dosagem sanguínea do hormônio gonadotrofina coriônica humana (conhecido pela sigla hCG), que geralmente é um dos exames básicos do pré-natal.
Essa substância sobe no organismo da mulher conforme o embrião se desenvolve. O pico acontece nas primeiras semanas da gestação — trata-se, portanto, de uma ótima medida para saber se um bebê está a caminho ou não.
O segundo tipo é o teste rápido de gravidez. Falamos aqui dos dispositivos vendidos diretamente às pessoas, principalmente nas drogarias. Ele também avalia o hCG no organismo, só que usa a urina para fazer essa medição.
O Hospital Santa Clara, de Minas Gerais, esclarece que cada um tem sua utilidade. Por um lado, o teste rápido de gravidez é barato, acessível e permite obter o resultado no conforto e na privacidade de casa. Por outro, há o risco de interpretações erradas ou falsos negativos (ou falsos positivos), embora eles sejam raros.
Já o exame de sangue tem a desvantagem de ser mais invasivo e necessitar a visita a um laboratório de diagnóstico. O resultado também demora mais a sair. O resultado dele, porém, tem uma altíssima segurança. Além disso, ele permite medir precisamente o nível do hormônio hCG e o estágio da gravidez.
Como explicado, a meta do teste rápido de gravidez é descobrir se a mulher tem um certo nível do hormônio hCG no organismo, um indicativo claro e seguro de uma gestação.
Cada modelo do exame possui as suas particularidades. Mas, em linhas gerais, todos podem ser feitos no conforto de casa, pela própria mulher. Basta coletar um pouquinho de urina em um pote e mergulhar a ponta do aparelho no líquido amarelo.
Depois de alguns minutos, segundo a orientação de cada fabricante, o veredicto será revelado em um mostrador localizado no corpo do aparelho.
O portal de informações médicas MDSaúde resume alguns dos possíveis resultados que são usados como padrão pelas marcas:
Mostrador digital, em que textos como “grávida” ou “não grávida” podem aparecer;
Tiras, em que o aparecimento de uma listra significa “não grávida” e duas tiras indica uma gravidez em estágio precoce;
Mostrador digital em tiras, que segue a mesma lógica do anterior (uma tira, não grávida; duas tiras, grávida);
Mostrador em formato de cruz ou positivo (+): uma listra horizontal, não grávida; uma listra horizontal e outra vertical, grávida.
Vale reforçar que esses são apenas exemplos. O primeiro passo antes de submergir o teste é ler atentamente o manual de instruções e seguir as recomendações do fabricante à risca.
De acordo com um manual publicado pelo Ministério da Saúde, o teste rápido de gravidez está indicado para os casos em que há atraso da menstruação.
Geralmente, o indicado é esperar pelo menos sete dias entre o dia em que a menstruação deveria descer e a realização do exame.
Fazer o teste antes desse prazo não é indicado, porque há um alto risco de um resultado falso negativo (ou seja, há um bebê a caminho, mas o teste ainda não consegue detectar). Isso porque o nível de hCG pode ainda não estar suficientemente alto para ser percebido pelo aparelho.
Essa talvez seja a grande dúvida que muitos casais têm na hora de realizar o teste rápido de gravidez em casa. Basicamente, pode acontecer de uma linha aparecer no mostrador do dispositivo depois de alguns minutos (ou horas) da realização do exame.
A princípio, ela não tem nada a ver com as tiras que confirmam a gravidez (geralmente, até aparecem fora de posição ou desalinhadas). Elas são apenas linhas de evaporação da urina, que passou pelo dispositivo e agora está secando.
Mas não dá pra negar que o aparecimento da linha pode gerar confusão e até conclusões equivocadas sobre uma possível gestação. Para evitar esse problema, leia atentamente o manual de instruções e respeite os prazos indicados pelo fabricante.
Na dúvida, repita o teste depois de alguns dias ou busque um exame sanguíneo, feito em laboratório. A consulta com um profissional da saúde também pode ajudar a esclarecer as dúvidas e aflições.
A resposta é sim na maioria das vezes.
Se você fez um teste de gravidez e a segunda linha é fraca, isso ainda representa um sinal que há hCG em níveis detectáveis no corpo da mulher.
Esse hormônio aparece na gestação e em casos raríssimos de tumores específicos (o que indicaria um resultado falso negativo).
A linha fraquinha pode ter uma coloração azul bebê ou rosa bem claro, a depender do fabricante do dispositivo.
Se ficar com dúvida, repita o teste dentro de alguns dias para confirmar o primeiro resultado.
Pode ser que você esteja diante de um caso das tais linhas de evaporação do teste de gravidez, que foram explicadas num tópico anterior. Outra possibilidade é que o teste rápido esteja com algum defeito.
Nesse caso, o melhor a ser feito é entrar em contato com o serviço de atendimento ao cliente (SAC) para relatar o problema — ou repetir o exame com um segundo dispositivo.
Esse problema acontece quando não há urina suficiente e ela não chegou até o final do dispositivo, onde acontece a detecção do hormônio hCG. Pode ser também que o dispositivo esteja com algum defeito.
A orientação, então, se repete: converse com o SAC do fabricante ou repita o teste rápido de gravidez com outro aparelho.
Compartilhe: