Tem certeza de que deseja excluir o produto Vale-presente?
Mais Abraços // Segunda-feira 10 Janeiro, 2022 // #tentante, #quero-engravidar
Você tomou a decisão: quero engravidar! Este momento pode causar um misto de euforia e medo, mas, calma, vamos adorar ajudar você nesta jornada.
O primeiro passo é marcar uma consulta com seu ou sua ginecologista ou clínico geral para fazer um check-up. Esses primeiros exames vão servir para avaliar possíveis alterações endocrinológicas como diabetes e questões na tireoide, além de servirem também para observar como está a pressão arterial, colher exames ginecológicos de rotina e relatar alterações no ciclo menstrual.
O segundo passo é deixar todas as vacinas em dia, especialmente aquelas que são contraindicadas para quem está tentando engravidar, assim você garante que está protegida contra algumas doenças virais.
O passo três começa depois que você retornar ao médico com os resultados dos exames. Se forem constatadas alterações, tracem um plano de ação em conjunto para que sua saúde esteja 100% quando for encarar a gestação.
Se estiver tudo certo com a sua saúde, a dica é relaxar e curtir o momento. Mas você também pode conversar com o ou a profissional que a acompanha para que lhe receite polivitamínicos que ajudam a preparar o corpo para a gravidez.
Larissa Cassiano, obstetra especialista em gravidez de risco, dá outra dica: “sugiro usar testes de ovulação, disponíveis em farmácia, para avaliar o período fértil e aumentar as tentativas. As chances de engravidar aumentam tendo mais esse recurso em mãos”.
Outra forma de se preparar para a gravidez é manter uma alimentação balanceada, rica em nutrientes variados, e uma rotina de exercícios. Os exercícios, além de ajudarem na manutenção da sua saúde, também ajudam a fortalecer o corpo da tentante para as mudanças da gravidez e o peso extra da barriga.
Também é importante abandonar ou reduzir alguns hábitos. O tabagismo, por exemplo, pode dificultar a implantação do óvulo e ser um fator de risco na gravidez. Por isso, reduzir ou interromper o uso de cigarros pode aumentar as suas chances de engravidar, além de fazer com que a sua gestação seja mais tranquila e saudável.
Outro hábito que vale a pena reduzir antes de engravidar é o consumo de café, pois a cafeína pode reduzir a capacidade de absorção do ferro, nutriente fundamental para quem quer engravidar. No entanto, é importante conversar com o profissional que a acompanha, é ele quem vai analisar seus exames e dizer se você está liberada para tomar seu cafezinho de todo dia.
Além de buscar um médico ou uma médica de sua confiança, oriente a pessoa com quem você se relaciona a também procurar um clínico para fazer um check-up. Muitas vezes, a responsabilidade da gravidez recai sobre quem vai gestar o bebê, mas ela deve ser compartilhada com todos os envolvidos.
E então, preparada? Lembre-se de acompanhar nossos conteúdos aqui no Huggies Brasil para saber tudo sobre gestação e primeira infância, sempre consultando o seu médico ou sua médica para tirar dúvidas.
* A especialista consultada sobre esta matéria foi ouvida como fonte jornalística, não se utilizando do espaço para a promoção de qualquer produto ou marca.
Compartilhe: