
Quais os benefícios da música para o desenvolvimento dos bebês?
Mais Abraços
//
Quinta-feira 19 Março, 2020
//
#bebe,
#desenvolvimento,
#estimulacao
O “Efeito Mozart” ganhou muita popularidade, pois alguns pesquisadores sugerem que a música deste compositor influencia positivamente no desenvolvimento cognitivo e intelectual do bebê. Estudiosos recomendam que o bebê escute Mozart desde que está crescendo no ventre da mãe.
O certo é que só depois de que chegam ao mundo, os bebês recebem uma adequada estimulação auditiva. Isto não quer dizer que seja inútil pôr música para eles antes, já que os bebês são capazes de escutar desde que estão no seu ventre.
Não importa que você decide escutar Mozart, Beethoven, melodias infantis ou as suas músicas favoritas, o importante é que o seu filho aprecie a música desde que nasce, já que é um dos estímulos que mais benefícios tem para ele.
Conheça os benefícios da música para os bebês
- Estimula a concentração ao manter a criança atenta à melodia. Além disso, ajuda a criança a expressar as suas emoções antes de que aprenda a falar.
- Influencia positivamente no desenvolvimento da sua linguagem. Ao escutar canções o seu filho vai querer cantar instantaneamente e isto o motivará a se expressar. Quanto mais cedo você acostumar o seu bebê a escutar música, mais cedo ele vai querer começar a falar.
- A repetição dos sons da música não só ajuda o seu bebê a compreender as palavras, mas também estimula o desenvolvimento da memória. A maioria das canções, infantis ou não, têm refrãos “grudentos”, esta repetição ajudará o seu bebê a aprender novas palavras.
- Desenvolve a sua sensibilidade, já que quando o seu bebê escuta música o hemisfério direito do seu cérebro se ativa, é aí onde as emoções estão localizadas.
- E, também, serve para fazer um pouco de exercício. Quando o seu bebê encontrar uma canção da qual goste, ele não poderá evitar pular ou balançar-se. Dançar juntos será um excelente exercício para ambos.
- Talvez o melhor benefício da música é que fortalece os laços entre pais e filhos. Não importa se ele ainda não compreende a letra, o melhor da música é que basta escutá-la para melhorar o humor de pais e filhos.