Tem certeza de que deseja excluir o produto Vale-presente?
Mais Abraços // Quinta-feira 19 Novembro, 2020 // #bebe, #desenvolvimento, #estimulacao, #exercicio
Você sabe o que é “Tummy Time”? 6 dicas para quando essa hora chegar!
Não é marca de bala, não é a banda do momento, não é nome de música nem de brinquedo. “Tummy Time” é um termo em inglês e significa algo como “hora da barriguinha”. É aquele momento em que o bebê fica de bruços brincando – e, enquanto explora o mundo com seus olhares curiosos, fortalece e tonifica o pescoço, ombros e costas. Por isso, o Tummy Time é tão importante!
Ao deixar o bebê de barriga para baixo, repare que ele tenta levantar a cabeça para olhar o que está em volta. Além de ser muito fofo, quando ele faz isso, trabalha seus pequenos músculos. “Quando o Tummy Time não é estimulado, os bebês podem ter mais dificuldade de passar para novas etapas que incluem o rolar e sentar, por exemplo”, afirma a pediatra Dra. Isabel dos Santos.
Mas os pequeninos não têm apenas ganhos físicos durante esse momento: eles conseguem ver o mundo de uma outra perspectiva e desenvolvem a área sensorial. “De barriga para cima, se enxerga poucas coisas. Já de barriga para baixo, o campo de visão aumenta e os bebês participam mais. Eles desenvolvem uma visão mais parecida com a que terão quando forem maiores”, garante a médica.
Aqui, a doutora Isabel dá algumas dicas para estimular a “hora da barriguinha”:
1. Esteja sempre olhando e por perto
Os pais e responsáveis devem estar junto com o bebê durante a prática a todo momento. Os pequenos nunca devem ser deixados sozinhos na posição de bruços.
2. O Tummy Time deve ser em um lugar estável e plano
Deixe seu bebê de bruços em locais uniformes e priorize lugares mais macios para que a atividade seja a mais confortável possível. Tire de perto do seu filho objetos que podem ser prejudiciais.
3. Escolha o momento mais adequado
Se o bebê acabou de comer ou está com fome, evite o Tummy Time porque talvez seja desconfortável para ele. Se coloque no lugar do seu filho para escolher a melhor hora! Uma fraldinha limpa também é sempre bem-vinda e o bebê deve estar acordado e disposto.
4. Interaja com o bebê
A hora do Tummy Time é um momento de interação entre pais, mães e filhos. Deite no chão junto com o bebê, converse com ele olhando nos olhos, use brinquedos, faça sons e crie um momento de vocês. Pegue aquele bichinho de pelúcia que ele tanto ama e mova-o para as laterais, assim bebê exercita mais ainda o pescocinho. O espelho também é um bom aliado dessa atividade, porque ele sempre desperta a curiosidade dos pequeninos.
5. Aproveite todos os momentos
Sabe quando o bebê fica deitado na barriga da mãe ou do pai olhando para eles? Ou quando ele é colocado de bruços nos braços dos papais na hora do banho? Esses já são momentos de Tummy Time, naturalmente incorporados à rotina!
6. Pratique o mais cedo possível
Muitos de vocês devem estar se perguntando: e quando eu começo? A resposta é o quanto antes. Na primeira consulta com o pediatra, os pais já podem perguntar ao médico sobre a prática do Tummy Time e se está tudo bem com o bebê para ele começar a praticar. O tempo de duração da atividade varia, começando com pequenos momentos de um minuto e aumentando conforme o bebê for crescendo.
Gostou dessas dicas? Conte aqui nos comentários sua experiência com essa atividade! Para ficar por dentro de tudo sobre desenvolvimento infantil, continue navegando na plataforma Huggies Brasil.
Compartilhe: