Tem certeza de que deseja excluir o produto Vale-presente?
Mais Abraços // Quarta-feira 4 Outubro, 2023 // #saude, #bebe, #vacinas
Assim que seu filho nascer, será preciso iniciar sua rotina de imunização, para protegê-lo de doenças preveníveis. Conheça, a seguir, o calendário brasileiro para as primeiras vacinas do bebê.
Leia também
Cuidados com um recém-nascido
Dicas para trocar as fraldas do bebê
Quando é a hora de dar banho no recém-nascido?
As recomendações da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm) para 2022/2023 estão listadas no Calendário de Vacinação SBIm Criança de 0 a 10 anos. Além disso, a cada consulta pediátrica, a equipe médica repassará a necessidade do bebê e orientará a família quanto às próximas doses.
Ainda na maternidade, o recém-nascido recebe as primeiras doses de imunização. São elas:
O primeiro ano do bebê inclui um esquema de vacinação intenso. A família precisa ficar atenta ao calendário e se organizar para levar a criança ao posto de saúde com relativa frequência.
Crianças de colo são incluídas como grupo sensível em campanhas de vacinação contra a gripe, assim como gestantes e idosos. Nesta fase, também se dá a imunização contra a paralisia infantil. Veja:
Doenças que antes eram consideradas comuns na infância, como caxumba e catapora (ou varicela), hoje podem ser evitadas com vacinas. O sistema brasileiro prevê doses para as seguintes afecções:
Reações como sensibilidade, vermelhidão e inchaço na região da injeção são comuns e costumam ser leves, assim como coceira ou febre. Se o bebê apresentar algum sintoma diferente destes, leve-o ao serviço de saúde.
Compartilhe: