Tem certeza de que deseja excluir o produto Vale-presente?
Mais Abraços // Quarta-feira 24 Maio, 2023 // #recem-nascido, #doente, #saude, #cuidados
Quando se é pai ou mãe, principalmente de primeira viagem, é natural se sentir inseguro sobre entender os sinais que seu bebê dá quando não está bem. Apesar de cada recém-nascido se comunicar de um jeito diferente, há comportamentos que são normais e outros, não.
Leia também:
Desenvolvimento do bebê: do engatinhar ao andar
O que significa atípico e como estimular o bebê
Brincadeiras para bebês: 5 atividades para crianças atípicas
A médica Silvana Nader, membro do Departamento Científico de Neonatologia da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), aponta os principais sinais de alerta para que você perceba quando seu filho está doente ou incômodo.
É considerada febre no bebê se a temperatura estiver maior que 37,8 oC. Nesse caso, os pais devem retirar o excesso de roupas, dar um banho na criança e consultar o pediatra. Vale ter em mente que a temperatura é um sintoma isolado e deve sempre ser avaliada levando em conta o estado geral da criança. Um recém-nascido que não quer sugar o peito precisa ser levado ao médico para ser examinado. O mesmo vale se o bebê estiver apático, quieto e pouco participativo.
É normal que o bebê chegue a perder até 10% do peso que tinha ao nascer na primeira semana de vida. Isso se dá por fatores como eliminação do excesso de água corporal e baixa ingestão de leite materno, principalmente nas primeiras 48 horas.
No entanto, passada a primeira semana, espera-se que o bebê ganhe peso. Em geral, no primeiro mês, ele pode engordar até 1 kg. Depois, o ritmo diminui. Até completar 1 ano, ele deve ter por volta de 10 kg. Portanto, se seu filho não está ganhando peso, pode ser um indicativo de que algo no desenvolvimento dele merece atenção.
A pele de um recém-nascido saudável tem, na maioria das vezes, um tom rosado ou avermelhado. Quando, ao invés de sua cor natural, ela apresenta um tom amarelo intenso, os pais devem procurar um médico. Em bebês negros, a icterícia pode ser observada também na membrana ocular.
A eliminação da urina ocorre de seis a oito vezes ao dia, mas pode variar conforme o volume de leite ingerido. O que não pode acontecer é ele não fazer xixi. Se perceber alteração em algum desses parâmetros, é importante procurar um pediatra imediatamente.
Aproveite para tirar todas as suas dúvidas sobre os cuidados e a saúde do seu filho nas consultas de rotina. Lembre-se de que o médico é a pessoa mais indicada para ajudar você a manter seu bebê sempre saudável.
*A especialista consultada nesta matéria foi ouvida como fonte jornalística, não se utilizando do espaço para a promoção de qualquer produto ou marca.
Compartilhe: