Tem certeza de que deseja excluir o produto Vale-presente?
Mais Abraços // Quarta-feira 26 Janeiro, 2022 // #gravidez, #bebe, #abdominal, #gestacao, #diastase
A diástase é a separação do músculo reto-abdominal que, muitas vezes, acontece durante a gestação. Como, ao longo da gravidez, o abdômen da mulher precisa se expandir para receber e acomodar o bebê, pode acontecer de os dois feixes de tecidos paralelos que compõem o músculo reto-abdominal — os mesmos que formam os gomos da barriga tanquinho — se afastarem.
O prejuízo para a gestante costuma vir após a gestação, quando a barriga pode apresentar flacidez, trazendo um desconforto estético, além de possíveis dores na lombar por conta da fraqueza muscular na região.
Segundo a ginecologista e obstetra Mariana Prado, “é possível identificar a diástase durante a gravidez com um exame de toque de rotina na barriga. Apalpando, conseguimos perceber o distanciamento do músculo”.
O tratamento vai depender do nível de gravidade da diástase abdominal da gestante. Quando a condição é leve, podem ser realizados exercícios de fortalecimento indicados por um ou uma especialista — como o ou a fisioterapeuta pélvica —, os quais trazem boa compensação e melhora.
Mas, quando a condição está em um nível mais avançado, trazendo queixas estéticas importantes, ou associada ao excesso de pele abdominal, podem ser indicadas algumas intervenções cirúrgicas. Entre elas estão a abdominoplastia, que reaproxima os músculos separados na diástase, e também a remoção do excesso de pele, com correção estética do umbigo.
Mas como prevenir a diástase? Com exercícios! Ter um condicionamento físico e muscular antes da gravidez vai ajudar, mas é possível se exercitar durante a gravidez também. Outro tipo de exercício que ajuda a evitar uma diástase é a fisioterapia pélvica, que propõe exercícios para fortalecer a musculatura da região.
Caso identifique sintomas de diástase abdominal, compartilhe o assunto com seu médico ou sua médica, pois só um ou uma profissional de confiança poderá orientar você da melhor maneira.
* A especialista consultada sobre esta matéria foi ouvida como fonte jornalística, não se utilizando do espaço para a promoção de qualquer produto ou marca.
Para mais conteúdos sobre maternidade, acesse o Huggies Brasil! Por aqui, você encontra tudo sobre o universo da mãe e do bebê.
Compartilhe: