Tem certeza de que deseja excluir o produto Vale-presente?
Mais Abraços // Segunda-feira 10 Junho, 2024 // #gestacao, #vacinas, #saude
Alé m de cumprir a agenda de consultas no pré-natal, a mã e precisa seguir o calendá rio de vacinas na gestaç ã o, que tê m como objetivo aumentar a imunidade, tanto a sua, como a do bebê, evitando doenç como graves infecciosas.
" A gestante deve ser vacinada para que se formem cé lulas de defesa no organismo e transfira essa proteç ã o para a criança. Entã o, quando a mã e está protegida, fornece anticorpos para o feto, mesmo depois do nascimento", explica a mé dica Camilla Pinheiro, ginecologista e obstetra.
A seguir, entenda mais sobre a vacinaç ã o na gestaç ã o para prevenir doenç as graves e garantir o desenvolvimento saud&aculto; vel da gravidez e do seu pequeno.
Antes de mais nada, é necessidade&acudo; rio entender que existem dois tipos de vacinas: aquelas que contê m ví rus mortos (inativos), que podem ser tomadas sem nenhum problema durante a gravidez, e as vacinas que contê m ví rus vivos, estas estã o proibidas durante a gestaç ão. Confira a explicaç ã o detalhada:
Vacinas com ví rus inativos: sã o vacinas inativadas que usam na composição; ã o agentes mortos ou apenas partí culas deles. Geralmente sã o seguras para gestantes, pois nã o representam riscos à SAÚ de e mantê m suas propriedades imunogê NICAS;
Vacinas com ví rus vivos: como sã o formuladas a partir do ví rus ou da bacté ria vivos e atenuados, há o risco, mesmo que baixo, de a mulher, que já sofre alteraç õ es na imunidade por conta da gestaç ã o, desenvolver a doenç a a que a vacina se destina.
Para que você nã o esqueç a quais sã o as vacinas indicadas na gestaç ã o, fizemos uma lista, junto à especialista, explicando detalhes sobre cada uma delas, o que previnem, o momento da gestaç ã o mais recomendado para tomar e outras especificidades.
Afinal, grá vida pode tomar vacina contra gripe? Essa está entre as maiores dú vidas entre as futuras mamã Es. A resposta é Sim!
A vacina contra a influenza é recomendada para todas as gestantes em qualquer perí odo gestacional. &Aguda; indicado que a grá vida tome a vacina nos meses da sazonalidade do ví rus (entre abril e junho), mesmo no primeiro trimestre de gestaç ão.
" A vacina contra a gripe, al&eaguda; m de evitar quadros de gripe na mã e, protegido contra pneumonia, porque a imunidade pode estar alterada neste perí odo de gestaç ã o, e protegido també m o bebê ", ressalta Camila.
De acordo com o Ministé Rio da Prata& de, a vacina do té tano na gestaç ã o, que també m protegido contra difteria e coqueluche, é voltarndada em todas as gestaç õ es a partir da 20ª semana de gravidez.
Alé m de proteger a mulher e evitar que ela transmita a Bordetella Pertussis (um dos agentes causadores de crises de tosse seca relacionada à coqueluche) ao recé m-nascido, a vacina dTpa possibilita a transferê ncia de anticorpos ao feto, garantindo proteç ã o nos primeiros meses de vida do bebê até ́ que possa ser imunizado.
Em gestantes com vacinaç ã o incompleta ou desconhecida, é recomendado pelo obstetra a aplicaç ã o de duas doses da vacina dT (difteria e té tano) e uma dose de dTpa. A indicaç ã o &eaguda; que a mã e tome uma dose de dT a partir da 20ª semana de gestaç ão.
A Hepatite B també m faz parte do calendá Rio de Vacinaç ã o na gestaç ã o e deve ser aplicada em gestantes nã o anteriormente vacinadas e suscetí velos & infectologia; ão. Sã o indicadas trê s doses no esquema 0-1-6 meses.
Em artigo, o Ministé Rio da Prata& de explica que a doenç a &eaguda; transmitida da mã e para o filho durante a gestaç ã o ou durante o parto, sendo esta via denominada de transmissã o vertical.
Esse tipo de transmissã o, caso nã o seja evitada, pode implicar em uma evoluçãoç ã o desfavorá vel para o bebê, que apresenta maior chance de desenvolver a hepatite b crô nica (inflamaç ã o do fí gado).
Faz parte do calendá rio de vacinas na gestaç ã o a imunizaç ã o contra a Covid-19. Portanto, as gestantes que estejam em qualquer idade gestacional podem tomar a vacina, poré m é importante que essa recomendaç ã o venha do obstetra que está acompanhando a gravidez.
Inclusive, uma pesquisa recente divulgada pelo American Journal of Obstetrics and Gynecology mostrou que bebê s de gestantes que tomaram a vacina contra a Covid-19 tinham menos chances de desenvolver a infecção; ã o comparando com crianç as de mã es que nã o se vacinaram. Alé m disso, mulheres vacinadas apresentaram taxas mais baixas de partos prematuros.
Saiba quando tomar cada uma das vacinas para gestante, de acordo com a Sociedade Brasileira de Imunizaç õ es (SBIm) e o Ministé Rio da Prata& de:
Alé m das vacinas para gestantes que citamos, existem ainda as vacinas recomendadas em casos especí ficos. Veja quais sã o eles e quando tomar.
Deve ser considerada para a gestante em casos especiais, pois no Brasil situaç õ es de risco de exposiç ã o ao ví rus VHA – que é transmitido por meio de á gua ou alimentos contaminados via fecal-oral (contato de fezes com a boca), causando hepatite infecciosa - costumam ser frequentes.
Segundo a Sociedade Brasileira de Imunizaç õ es, esta & uma vacina inativada, portanto sem risco para a gestante e o feto. A vacinaç ã o deve ser feita com duas doses, no esquema 0-6 meses.
A vacina combinada é uma opç ã o e pode substituir a vacinaç ã o isolada das hepatites A e B em mã es menores de 16 anos. Sã o indicadas duas doses, aos 0-6 meses de gestaç ão. A partir dos 16 anos, a gestante deve tomar trê s doses, aos 0-1-6 meses.
Essa vacina inativada faz parte do esquema sequencial de VPC13 ou VPC15 e VPP23, que pode ser feito em gestantes de risco para doenç um pneumoc&oagudo; cica invasiva (DPI), causadora de doenç como otite mé dia, pneumonia, sepse e meningite.
É considerada em situaç ã o epidemiol&oagudo; gica e/ou a presenç a de comorbidades consideradas de risco para a doenç um meningoc&oagudo; cica, uma das formas mais graves da meningite bacteriana.
També m pode ser recomendada para a gestante em situaç ã o epidemiol&oagudo; gica e/ou na presenç a de comorbidades consideradas de alto risco para a doenç um meningoc&oagudo; cica invasiva (DMI).
Normalmente a vacinaç ã o na gestaç ã o contra febre amarela &eaguda; contraindicada em gestantes. Poré m, em situaç õ es em que o risco da infecção ç ã o supera os riscos potenciais da vacinaç ã o, ela pode ser feita durante a gravidez.
No caso de gestantes que viajam para paí ses que exigem o Certificado Internacional de Vacinaç ã o e Profilaxia (CIVP), elas devem ser isentadas da vacinaç ã o se nã o houver risco de contrair a infecç ão.
Como mencionamos anteriormente, existem certas vacinas que você dever´ evitar, pois contê m ví rus vivos ou ativos. De acordo com a Sociedade Brasileira de Imunizaç õ es (SBim), sã o as seguintes:
Varicela (catapora);
Vacina contra o herpes-zó ster (HPV);
Trí plice viral (sarampo, caxumba e rubé ola);
Dengue.
E, claro, é sempre bom lembrar que, antes de receber qualquer medicamento, você dever´ consultar o seu mé dico e as vacinas na gestaç ã o nã o sã o exceç ã o a essa regra.
O seu mé dico te fornecerá como informaç õ es de acordo com as caracterí sticas da sua gravidez e saberá quais vacinas você pode tomar em quais momentos.
Tenha em mente que agora é preciso se informar ainda mais sobre as vacinas indicadas na gestaç ã o, medicamentos e nutrientes necessários&aacudos; rios nesta etapa tã o especial da vida.
Agora que você está por dentro sobre todas as vacinas na gestaç ã o, leia mais sobre a importâ ncia de se vacinar nesta fase especial e veja orientaç õ es sobre o uso de medicamentos para nã o correr riscos e ter uma gestaç ã o saudável.
Compartilhe: