Tem certeza de que deseja excluir o produto Vale-presente?
Mais Abraços // Segunda-feira 10 Julho, 2023 // #mulher, #gravida, #gravidez, #engravidar, #corpo, #sinais, #sintomas
Antes de o exame confirmar a gestação, algumas ocorrências no corpo da mulher podem ser sintomas de gravidez. A maioria delas é produzida por alterações hormonais que a concepção provoca logo no início.
Qual é o papel da alimentação na fertilidade? Saiba com quantos meses o bebê começa a se mexer O que comer e não comer na gravidez
Elas podem confundir a mulher. “Os sinais precoces de gravidez são muito parecidos com os sinais de alguém que está prestes a menstruar”, afirma a ginecologista Karen Rocha De Pauw, que é obstetra e especialista em reprodução humana.
Veja, a seguir, os alertas mais comuns de gravidez:
● Menstruação atrasada é o mais evidente, mas só vale para mulheres com ciclo menstrual regular; ● Cansaço maior é típico do primeiro trimestre; ● Pressão baixa pode, inclusive, provocar tonturas e desmaios; ● Seios mais sensíveis, podendo inchar ou doer; ● Mudanças no apetite, com rejeição a certos alimentos ou desejo atípico por outros; ● Náuseas e vômitos, sobretudo pela manhã.
O teste de farmácia costuma ser a primeira opção das mulheres tentantes que desconfiam estarem grávidas. “São extremamente sensíveis. Se der positivo, é positivo”, diz a obstetra. “Agora, quando dá negativo, o resultado pode estar errado. Pode ser que tenha sido feito de forma inadequada ou que o xixi não estivesse bom para ser analisado”, completa.
Esse tipo de teste consiste em um bastão que, mergulhado na urina, detecta a presença do HCG, o hormônio da gravidez. A substância é produzida pelo corpo da mulher assim que o embrião se implanta no útero.
Os testes de farmácia são recomendados após cinco dias de atraso da menstruação. Outra opção mais precisa é o exame com coleta em laboratório, que identifica o HCG na corrente sanguínea da mulher. “Por meio de um exame de sangue, você pode detectar o HCG já no dia do atraso menstrual”, afirma De Pauw.
*A especialista consultada nesta matéria foi ouvida como fonte jornalística, não se utilizando do espaço para a promoção de qualquer produto ou marca.
Compartilhe: