Tem certeza de que deseja excluir o produto Vale-presente?
Mais Abraços // Terça-feira 4 Julho, 2023 // #gravidez, #bebe, #cansaco, #cansada, #sono, #fatiga
Perto de conhecer seu bebê, além de animação e ansiedade, é provável que você esteja se sentindo exausta. Saiba que o cansaço na gravidez, especialmente no terceiro trimestre, é uma sensação comum para a maioria das mulheres.
Tomar água na gravidez: saiba por que é importante
Conheça a importância do cálcio na gravidez
O que comer e o que evitar na gestação
Sentir-se cansada é típico tanto no início quanto no final da gravidez. O ginecologista Ricardo Tedesco, membro da Comissão Nacional Especializada em Assistência ao Abortamento, Parto e Puerpério da Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo), explica: “O cansaço é natural já desde o começo da gestação. Ele acontece, muito provavelmente, pela ação hormonal, que leva à diminuição da pressão arterial”.
Ao longo dos meses, a demanda de sono varia. A sonolência pode ser acentuada no primeiro trimestre e dar uma trégua no segundo. Mas o cansaço físico só aumenta. “A mulher vai ficando mais pesada, o útero se contrai e, em geral, ela não dorme bem. Primeiramente porque é difícil encontrar uma posição confortável. Segundo porque ela levanta muitas vezes à noite para fazer xixi”, explica Tedesco.
O descanso prejudicado à noite resulta em dias mais cansados, e o déficit de sono se acumula ao longo das semanas. A grávida sente que todos os movimentos custam maior esforço, inclusive respirar. Em termos fisiológicos, ocorre que o crescimento do útero e do ventre, somado ao peso do bebê, comprimem os vasos sanguíneos da pelve e do abdome. Isso causa resistência à mobilidade do diafragma que, movendo-se menos, modifica a respiração e aumenta a sensação de fadiga.
A adoção de alguns cuidados pode ajudar você a se sentir melhor nos últimos três meses de gravidez. Veja alguns conselhos médicos para a reta final:
• Sempre que possível, tire um cochilo; • Mantenha-se bem hidratada, especialmente de dia; • Evite ficar em jejum; • Limite o consumo de alimentos gordurosos; • Mantenha-se na prática de exercícios moderados; • Prefira um jantar leve; • Tente ir dormir sem ter a televisão ligada; • Procure deitar-se sempre na mesma hora; • Dedique 15 minutos antes de dormir a exercícios de respiração e relaxamento.
Seu corpo muda muito nas últimas semanas. Afinal, ele ainda está crescendo e o principal desenvolvimento do feto é o ganho de peso. Por isso, as boas posições para dormir deixam de funcionar de uma hora para outra. Lance mão de quantos travesseiros forem necessários para dar apoio ao seu corpo.
*O especialista consultado nesta matéria foi ouvido como fonte jornalística, não se utilizando do espaço para a promoção de qualquer produto ou marca.
Compartilhe: