Uma das coisas que preocupa a todas as mulheres grávidas é o aspecto dos seios depois da gravidez. As mudanças que passaram e a amamentação exigem certos cuidados para evitar os problemas mais comuns.
Não é pouco o que os seios passaram e eles podem não ser como antes, mas eles podem ser bonitos e podemos cuidar deles para conseguir. É por isto que lhe dizemos como protegê-los da melhor maneira.
Estrias
Para evitar sua aparição, você pode preparar adequadamente sua pele para esse inchaço natural, dando-lhe maior elasticidade e mais resistência com hidratação adequada. Se já apareceram, após o parto continuar a hidratar essa área; fazer isto reduzirá as estrias, mesmo que não desapareçam completamente.
Seios caídos
Durante a amamentação, os seios podem ganhar peso e quanto maiores forem maior a probabilidade de “caírem”. No entanto, temos várias dicas para combater este problema:
- Mantenha a zona dos peitos (até o pescoço) hidratada, isto lhes dará tonicidade e vai evitar que os músculos relaxem e a zona se estenda. Durante a amamentação, tome cuidado para que o creme não tenha odor para que não perturbe o bebê e limpe-se antes da amamentar;
- O sutiã também é importante, deve se adaptar ao seu tamanho durante a gravidez e amamentação, ser firme, alças largas, que mantêm os seios em sua posição natural sem mudar, comprimir ou deixar marcas nos ombros e costas;
- Evite amamentar curvando-se para frente, mantenha as costas retas;
- Emagrecer rapidamente também pode fazer com que os seios caiam, então a recuperação de peso precisa ser gradual;
- Exercício ou natação também ajudará a manter seus músculos fortes, pois a área do peito está envolvida.
Exercícios para fortalecer a área dos seios
- Sentada nos calcanhares, junte as palmas das mãos na frente do corpo, aperte-as intensamente, segurando a pressão por cinco segundos e depois afrouxando. Repita o exercício cinco ou dez vezes;
- Sentada nos calcanhares, mãos unidas sobre a cabeça, repita o exercício anterior o mesmo número de vezes;
- Sentada nos calcanhares, estenda os braços atrás da cabeça e repita os exercícios acima;
- Em pé, pernas afastadas e joelhos ligeiramente dobrados, estenda os braços lateralmente e vire os ombros para frente e para trás; repita o exercício dez ou quinze vezes;
- Em pé, faça dez ou quinze pequenos círculos com os braços esticados lateralmente, sem mover a parte superior do corpo;
- O gesto de careta com a boca alongando o sorriso ao máximo e apertando os músculos do pescoço também aumenta a área do peito.
Você também tem a opção de fazer uma cirurgia corretiva para levantar os seios após a amamentação. Embora nossa recomendação seja sempre escolher alternativas naturais, sabemos que muitas mulheres decidem fazer cirurgia, depende do que pensa sobre esse tipo de cirurgia.
O que precisa saber é que você deve deixar passar algum tempo para poder entrar na sala de cirurgia novamente para que seu corpo se recupere de todo o processo de gravidez. Considere também que, até após a amamentação, é quando você será capaz de saber exatamente como seus seios finalmente ficarão. Então, seja paciente, essa decisão deve ser feita com tempo, considerando primeiro todas as recomendações naturais.
Cada mulher deve ser analisada separadamente, por isto não recomendamos que você se compare com outras mulheres grávidas. E antes de decidir uma ou outra opção para cuidar de seus seios, não se esqueça de consultar o seu médico e se manter em contato constantemente com ele.