Tem certeza de que deseja excluir o produto Vale-presente?
Mais Abraços // Terça-feira 13 Junho, 2023 // #urticaria, #gestacao, #pele, #manchas, #coceira
A urticária gestacional é um problema de pele caracterizado por placas vermelhas na pele e coceira. Ela pode ser muito incômoda para a mãe, mas não representa risco para o feto. O quadro médico é conhecido pela sigla PPUPG, abreviação de Pápulas e Placas Urticariformes Pruriginosas da Gravidez.
Cuidados com a pele na gravidez
Cosméticos para grávidas: o que pode e o que não pode
9 semanas de gestação: entenda as alterações na pele
A urticária gestacional é ocasionada pelo estiramento e o inchaço da pele. As alterações hormonais e físicas típicas da gravidez causam um estresse no maior órgão da grávida. A pele perde parte de suas defesa e fica mais suscetível a agressões externas, o que aumenta as chances de desenvolver urticária. Segundo a ginecologista e obstetra Karen Rocha De Pauw, o diagnóstico começa por excluir outras condições que também causam coceira, como a colestase gestacional.
A especialista explica que alguns cuidados podem ser tomados para prevenir o desenvolvimento da urticária gestacional, como: ● Ganho de peso controlado; ● Diminuição de ingestão de comidas salgadas para evitar a retenção de líquidos; ● Prática de exercício físico com alongamento.
O uso de medicamentos anti-histamínicos ou corticoides pode ser avaliado com o médico para aliviar o incômodo. É importante avaliar se a composição das drogas é segura para o feto. “Manter a pele hidratada também é indispensável”, afirma De Pauw. A médica também explica que o indicado é não coçar a região afetada, mas, se isso não for possível, Karen recomenda que a gestante apare as unhas e use apenas os dedos.
Algumas medidas caseiras podem ajudar a reduzir os sintomas e refrescar a pele no local afetado: ● Compressas frias para diminuir a irrigação sanguínea; ● Aplicação de pasta d’água ou gel de aloe vera; ● Compressas com farinha de aveia umedecida; ● Uso de ervas calmantes como camomila, valeriana e tília;
As ervas devem ser fervidas e, logo, resfriadas antes do uso. É preciso também observar se a pele já está machucada ou irritada antes de aplicar produtos que possam causar ardência.
*A especialista consultada nesta matéria foi ouvida como fontes jornalísticas, não se utilizando do espaço para a promoção de qualquer produto ou marca.
Compartilhe: