Tem certeza de que deseja excluir o produto Vale-presente?
Podcast // Segunda-feira 31 Julho, 2023
A gravidez na maturidade é algo cada vez mais comum. Segundo levantamento da Fiocruz, o número de bebês nascidos de mulheres com mais de 35 anos passou de 9,1%, em 2000, para 16,5%, em 2020 – quase o dobro. Outro dado, do Ministério da Saúde, mostra que os partos de mulheres acima dos 40 anos já representam entre 2% e 5% do total do país.
No terceiro episódio do podcast Huggies Brasil, vamos continuar explorando o universo das tentantes e da expectativa pelo positivo, com foco na gravidez após os 40.
O adiamento da maternidade para priorizar a carreira, os avanços e popularização das técnicas de reprodução assistida, tema do episódio 2 do nosso podcast... Tudo isso favoreceu que mulheres tivessem gestações mais tarde.
Para além de preconceitos ultrapassados, hoje em dia as mulheres que desejam ser mães depois dos 40, seja para priorizar a carreira ou qualquer outro motivo, podem ter uma gravidez totalmente saudável e bem-sucedida, desde que sejam acompanhadas por profissionais de saúde e cuidem adequadamente de sua saúde.
Vamos ouvir duas mulheres que decidiram ter uma gravidez tardia – além da nossa apresentadora, Dani Arrais, que também foi mãe depois dos 40: a atriz Renata Domínguez, mãe da Giulia, e a comunicadora Stella Wilderom, mãe da Aurora e do Davi.
"Eu sempre priorizei o trabalho. Entrei na televisão com 12 anos e desde então não parei mais de trabalhar", conta Renata. Ela tinha certeza de que a gravidez viria naturalmente em algum momento, mas começou a se preocupar e congelou óvulos aos 38 anos, antes de conhecer o marido, Leandro. Sua história, porém, tem um belo plot twist na chegada do positivo. "Foi um dos momentos que eu vou levar pra sempre na memória", ela diz.
Stella também focou na carreira, começou sua jornada de tentante aos 36 anos e passou por muitos momentos até chegar ao nascimento da primeira filha. "Onde junta mãe tardia a gente tem história pra contar", fala Stella, que publicou um livro sobre maternidade na maturidade chamado “Desculpa, atrasei!”. "É quase como uma função social, para que outras mulheres não passem o mesmo perrengue que eu", ela diz.
Quer saber sobre os planos da gravidez na maturidade? Ouça a história de Renata e Stella dando play no podcast Huggies Brasil na sua plataforma preferida!
No dia 17 de agosto, teremos um webinar na plataforma Huggies Brasil para que os ouvintes do podcast possam conversar com alguns dos nossos convidados. Vai ser um papo sobre os temas dessa primeira temporada do podcast – a vida de tentante, a expectativa da gravidez –, em uma troca leve e íntima, contando com a participação de vocês.
Fotógrafo: Hernan Muttoni
Compartilhe: