Tem certeza de que deseja excluir o produto Vale-presente?
Podcast // Segunda-feira 28 Agosto, 2023
A adoção é um ato de amor que transcende laços sanguíneos, unindo corações em uma jornada emocionante de construção de famílias. É um gesto que não apenas transforma a vida da criança adotada, mas também daqueles que a acolhem.
Neste episódio do podcast Huggies Brasil, vamos conhecer mais sobre esse tema, que costuma levantar dúvidas em pessoas que não tem proximidade com o processo, seja sobre os vários passos burocráticos necessários antes de iniciar um pedido de adoção de bebês, crianças e adolescentes, ou sobre o tempo que leva para finalmente poder receber a criança em casa.
Recentemente, campanhas de conscientização, leis aprimoradas e programas de apoio têm contribuído para melhorar o processo de adoção e garantir que as crianças encontrem lares adequados. O Sistema Nacional de Adoção e Acolhimento (SNA), por exemplo, criado em 2019, levanta e publica estatísticas, possibilita que pessoas habilitadas a adotar conheçam crianças em busca de lar, e até permite que quem está na espera veja seu lugar na fila.
Segundo dados do SNA, existem mais de 32 mil crianças e adolescentes em abrigos no país, e 4 mil delas aguardam adoção. E o número de processos concluídos vem crescendo: nos últimos quatro anos, eles dobraram. Uma explicação para esse crescimento é a decisão do Supremo Tribunal Federal que autorizou casais homoafetivos a se habilitarem para a adoção, em 2015.
Alan e Patrick, dois pais incríveis que abriram seu coração e seu lar para Francisco, começaram sua jornada pouco depois disso. "Adoção sempre foi um assunto que a gente teve", diz Patrick. "Desde o começo do namoro a gente falava da paternidade", completa Alan. Inclusive, eles postam sobre o tema no perfil 2 Pais de Francisco, no Instagram.
O processo de adoção é uma forma de gestação que pode levar anos, e que já foi marcada por muitas dúvidas. "No início, eram bem no escuro. No meio do nosso processo veio o SNA, que você consegue agora consultar qual é a sua posição na fila", conta Patrick.
Foram quatro anos esperando, e a expectativa é bem diferente dos preparativos comuns – até mesmo no enxoval. "A gente não podia fazer nada, porque eu não sabia se comprava cama ou berço. Você podia ter um filho de três anos ou recém-nascido. Isso é muito angustiante", diz Patrick. "Controlar a ansiedade eu acho que o mais difícil."
Quer saber mais sobre como funciona o processo de adoção? Vem com a gente no segundo episódio da segunda temporada do podcast Huggies Brasil.
No dia 21 de setembro, teremos a segunda edição do nosso encontro on-line, que acontecerá dentro da plataforma Huggies Brasil. É um espaço no qual poderemos também te ouvir e trocar ainda mais ideias em uma conversa profunda sobre adoção de bebês e crianças, gravidez e o processo de tornar-se pai ou mãe.
Fotógrafo: Hernan Muttoni
Compartilhe: