Tem certeza de que deseja excluir o produto Vale-presente?
Podcast // Segunda-feira 2 Outubro, 2023
A “golden hour” ou "hora de ouro" após o nascimento de um bebê é um momento importante e único que marca o fim da gravidez e o início de uma nova jornada. É um instante onde o mundo parece parar e tudo se resume a uma única vida recém-chegada, mas também é um momento que tem uma importância profunda para o bebê e sua mãe.
Quando um bebê nasce, ele passa por uma transição incrível, deixando o ambiente seguro e quente do útero para entrar no mundo exterior. Biologicamente, a "hora de ouro", que acontece exatamente na primeira hora de vida do pequeno fora do útero, desempenha um papel vital na saúde e no bem-estar do recém-nascido.
O contato imediato com a pele da mãe oferece uma série de benefícios: ajuda a estabilizar a temperatura do recém-nascido, regula seus batimentos cardíacos e a respiração, promove a liberação de hormônios de vínculo e amamentação, e até fortalece o sistema imunológico do bebê através da transferência de anticorpos maternos. Além disso, a "golden hour" no parto é um momento de profunda conexão emocional.
A recomendação da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), é que o recém-nascido seja estimulado a mamar o mais cedo possível, preferencialmente logo após o parto, se a mãe e o bebê estiverem em boas condições e se esse for o desejo da mãe.
Ficar com o bebê no colo na primeira hora de vida ainda pode ser um desafio em certos contextos, mas há um reconhecimento crescente de que a saúde emocional e física do bebê e da mãe estão interligadas e que esse primeiro contato é crucial para estabelecer bases sólidas para um futuro saudável e feliz
Para desvendar o que é golden hour no parto, vamos conversar com Juliana Nardelli, pediatra e mãe de Maya e Lucca, que também é apresentadora do podcast "Café com Mamá", e com Clara Teixeira, influenciadora e mãe da Ana Laura.
"Felizmente, a ciência tem mostrado cada vez mais o quanto há benefícios em relação a esse primeiro contato", conta Juliana. "E hoje existem recomendações formais da Academia Americana de Pediatria, da Sociedade Brasileira de Pediatria – todos os principais órgãos que defendem a saúde da criança defendem a importância da golden hour."
Clara lembra que os primeiros momentos com a filha foram muito especiais. "Eu já estava fazendo planos olhando pra ela, foi muito bom. Já colocaram ela no meu colo, já colocaram no meu seio também, e eu senti que estimulou o aleitamento", ela diz.
Quer saber mais sobre as maravilhas da "hora de ouro" no parto? Então dá o play no podcast Huggies Brasil aqui na página mesmo, ou na sua plataforma preferida!
Fotógrafo: Hernan Muttoni
Compartilhe: