Tem certeza de que deseja excluir o produto Vale-presente?
Podcast // Segunda-feira 6 Novembro, 2023
A chegada de um filho é um momento de extrema alegria e transformação na vida de uma mulher. No entanto, o período após o parto, conhecido como puerpério, pode ser desafiador e exaustivo – e durar muito mais do que costuma ser dito. Assim, é fundamental compreender e oferecer a ajuda que a puérpera realmente deseja e precisa.
Mas afinal, o que é puerpério e qual é essa ajuda? É sobre isso que vamos conversar no novo episódio do podcast Huggies Brasil, o segundo da quarta temporada.
O primeiro passo é demonstrar empatia pela nova mãe. Ela pode estar enfrentando uma mistura de sentimentos, desde alegria e amor até ansiedade e cansaço. Oferecer um ouvido atento e um ombro amigo pode ser extremamente reconfortante.
Além disso, a puérpera precisa de assistência prática no dia a dia. Isso inclui ajudar com as tarefas domésticas, preparar refeições nutritivas, fazer compras ou cuidar do bebê por um tempo, permitindo que ela descanse e recupere as energias.
O puerpério pode ser um período de isolamento, e a mãe muitas vezes sente falta de sua vida social. Oferecer-se para ficar com o bebê para que ela possa tomar um banho relaxante, sair para uma caminhada ou até mesmo tirar uma soneca é uma ajuda valiosa.
Esse também é um momento em que as mulheres podem enfrentar questões emocionais, como a depressão pós-parto. Dar apoio emocional, encorajando-a a falar sobre seus sentimentos e buscar ajuda profissional, se necessário, é crucial.
Todo esse cuidado não tem data para acabar, pois quanto tempo dura o puerpério é algo que muda de mulher para mulher, e é fundamental reconhecer a necessidade de ajuda nesse momento de intensa transformação.
Para esta conversa, convidamos a influenciadora Fernanda Cintra, mãe das gêmeas Alice e Beatriz, de 5 anos, e da bebê Cecília, de 3 meses. Vamos ouvir o que ela levou de experiência do primeiro puerpério e aplicou neste segundo.
"Tem muitas mães que gostam dessa maternidade mais pesada. Falam do trabalho, dos perrengues, da dificuldade. Tem isso mesmo. Mas ela consegue ser muito leve também", diz Fernanda. "A maternidade consegue ser muito mais gostosa pedindo ajuda."
Para Fernanda, ajuda prática é o que a puérpera mais precisa. "É segurar o nenenzinho pra mãe conseguir tomar um banho, escovar os dentes, coisas básicas do dia a dia que a gente às vezes não consegue fazer", ela diz. "E gente, comida. Eu vou falar um negócio pra você. Eu acho que é a melhor coisa para ajudar uma mãe no puerpério."
Venha saber mais sobre as necessidades das puérperas e as experiências da Fernanda. Dá o play no podcast Huggies Brasil aqui na página mesmo, ou na sua plataforma preferida!
Fotógrafo: Hernan Muttoni
Compartilhe: